WhatsApp Pay pode facilitar golpes? Veja TUDO que se sabe até agora

O WhatsApp Pay, ou seja, transferência de dinheiro e pagamentos pelo aplicativo de mensagem, está funcionando no Brasil desde o início do mês. Mas afinal como realizar a transferências pelo WhatsApp? WhatsApp Pay é seguro? Como não cair em golpes? Se você tem essas ou outras dúvidas leia o artigo até o final e fique por dentro da nova funcionalidade. 

Todos já podem utilizar o WhatsApp Pay?

A funcionalidade ainda não está disponível para todos os usuários no país, mas será liberada nas próximas semanas “gradualmente”. Explicou a empresa em seu lançamento, em pouco mais de 10 dias.

Para saber se você é um dos usuários com a transferência de dinheiro pelo WhatsApp liberada, você deve atualizar o aplicativo.

“Vamos começar devagar, uma pequena porcentagem das pessoas vai ver o recurso e quem enviar dinheiro automaticamente vai convidar amigos e familiares para usá-lo também”, explicou Matt Idema, chefe de operações do aplicativo

Como realizar a transferências pelo WhatsApp: passo a passo

  1. Primeiro encontre o ícone de “clipe de papel” (Android) ou “+” (iPhone) no campo de mensagens
  2. Selecione a opção “pagamento”
  3. Coloque o valor que deseja transferir; é possível colocar uma mensagem, mas não é obrigatório;
  4. Selecione “pagar” e insira senha do Facebook Pay;
  5. O usuário deve receber uma mensagem e optar por aceitar a transferência;
  6. Pronto, logo o dinheiro cairá para conta selecionada.

Utilização da transferência pela primeira vez

Para realizar uma transferência pelo WhatsApp pela primeira vez será necessário:

  • Cadastrar uma senha para o Facebook Pay;
  • Incluir um cartão de débito ou pré-pago, conforme regras acima;
  • Confirmar o seu cadastro;

Outra regra importante é que é necessário ter um número do Brasil e por enquanto a transferência só está disponível em reais. Para transferência pelo WhatsApp no Brasil, moedas de outros países não estão autorizadas por enquanto.

WhatsApp Pay é seguro?

Em comunicado, a empresa garantiu que o WhatsApp Pay é seguro e que diversas medidas foram tomadas para garantia dos usuários.

“As transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis”, afirmou.

“Todas as vezes que algum dinheiro é enviado, é preciso autenticar a transação com uma senha ou com segurança biométrica do celular [impressão digital ou reconhecimento facial]”, completou.

Dicas para não cair em golpes

1 – Realize a verificação em duas etapas do WhatsApp. Veja aqui como fazer. 

2 – Apesar de parecer mais seguro o cadastramento da digital no aparelho, isto também pode ser um risco. Escolha uma sequência numérica, já que caso seu celular seja roubado ou furtado com a tela aberto o criminoso poderá trocar a digital e ter acesso total ao seu dispositivo, incluindo o WhatsApp Pay.

3 – Não informe em hipótese alguma o seu código de segurança do WhatsApp e seus números do cartão. Toda a configuração é feita diretamente no WhatsApp Pay.

4 – Se você for furtado, roubado ou perde o seu celular, a recomendação é instalar imediatamente o seu WhatsApp em outro dispositivo. Isso fará com o que o WhatsApp Pay seja desconectado do aparelho anterior.

5 – Desconfie de mensagens de sorteio inesperados ou prêmios. O criminoso pode se aproveitar dos problemas nas finanças das pessoas e conseguir dados importantes que habilitem que ele tenha acesso ao seu WhatsApp.

6 – Outra maneira é criminosos que alegam se passar por uma pessoa conhecida por você e pedem dinheiro emprestado. Neste caso não há clonagem, o fraudador alega que trocou de número, mas precisa da sua ajuda.

Com o WhatsApp Pay isso pode ser ainda mais perigoso. Por isso, antes de sair emprestando dinheiro, tente contato com o antigo número.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.