Geopolítica no Concurso PRF: Cebraspe cobra questão que deve ser anulada

As notícias envolvendo o concurso público da Polícia Rodoviária Federal (Concurso PRF 2021) não param. No último domingo, 09 de maio, o Cebraspe, banca organizadora do certame, aplicou as provas do certame para aproximadamente 205 mil candidatos. O resultado preliminar do certame deve sair no dia 28 de maio.

O prazo para interposição de recursos foi aberto das 10 horas do dia 12 de maio até as 18 horas do dia 13 de maio, última quinta-feira.

Além das duas questões da matéria de Ética que deverão ser anuladas pela banca, conforme mostramos ontem (15) aqui no site, a prova da matéria de Geopolítica trouxe uma questão incorreta, ou, no mínimo, com falhas no comando da questão que comprometeram o julgamento objetivo do quesito, conforme informou um especialista da matéria. A expectativa é que a banca anule a questão que, a princípio, é a única passível de recurso.

Veja o item:

(Questão Cebraspe – PRF 2021) As metrópoles brasileiras são arranjos populacionais acima de um milhão de habitantes que exercem influência direta sobre os demais níveis de cidades na rede urbana.

O gabarito preliminar da banca foi dado como correto. No entanto, segundo o professor Alex Mendes, Geografo, Filosofo e Economista, a questão está incorreta.

“Uma das formas de caracterizar, embora não seja a mais importante nem a principal forma de caracterização, as metrópoles, normalmente têm um milhão de habitantes. No entanto, a banca não especifica no comando da questão se a metrópole é Regional ou Nacional”, disse ele no canal do Youtube da Folha Dirigida.

“O que nós aprendemos é que a partir da década de 90 o Brasil passa a ter uma nova hierarquia urbana que é horizontalizada, em que a metrópole nacional se comunica diretamente com as metrópoles regionais, com os centros regionais, com as cidades locais e com as vilas. Mas a questão não diz se a metrópole é nacional ou regional, daí não seria verdade dizer que uma metrópole regional, como, por exemplo, Recife, no Nordeste, ou Cuiabá, no Centro-Oeste, exerce influência direta sobre a toda rede urbana brasileira. Portanto, a alternativa está INCORRETA”.

O professor ainda acrescenta o que a questão deveria ter trazido para ser julgada como “Correta” no Gabarito do Cebraspe. Segundo ele, o examinador deveria ter expressamente colocado o termo “Nacional” na questão, uma vez que ao utilizar o termo “Metrópoles Brasileiras”, é possível inferir que essa pode ser Regional ou Nacional. Por esse descuido, esta deverá ser a única questão anulada da matéria de Geopolítica.

“A questão só seria correta, se estivesse escrito na questão, claramente, uma Metrópole Nacional. Ou seja, a questão está Incorreta”, concluiu o professor.

Ao polarizar outras regiões, as metrópoles estabelecem em torno de si uma rede de transportes e comunicações geralmente muito articulada. Há, ao todo, três principais tipos de metrópoles no Brasil: as globais, as nacionais e as regionais.

As cidades de entorno, na maioria dos casos, apontam seus vetores de crescimento para elas, de forma que, em determinados momentos, ocorre o processo de conurbação, que é a junção do espaço urbano de uma ou mais cidades. Um arranjo espacial desse modelo quase sempre se consolida através da institucionalização das regiões metropolitanas, que passam a ter um nível articulado de infraestruturas de integração territorial.

As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo. As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR). Por fim, as metrópoles regionais brasileiras são: Goiânia (GO), Belém (PA), Manaus (AM), Recife (PE) e Cuiabá (MT).

Essa deve ser mais uma das questões que serão anuladas pelo Cebraspe, banca organizadora do concurso da Polícia Rodoviária Federal. O concurso já divulgou os gabaritos preliminares (veja aqui).

Candidatos confirmam que entraram com recurso contra questão

Um grupo com mais de 500 candidatos em uma rede social confirmou a reportagem do Notícias Concursos que a questão deverá ser anulada pela banca Cebraspe. Os candidatos, em tom de reclamação, não descartaram judicializar algumas questões que porventura não vierem ser anulas pela banca, inclusive esta da disciplina de Geopolítica.

geopolitica metropole
Trecho de uma imagem em que os candidatos pedem anulação de uma questão da matéria de Geopolítica no concurso da PRF.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.