Você sabe quais foram os maiores ditadores da História?

Os maiores ditadores do história: vai cair na sua prova!

Os regimes ditatoriais fazem parte dos assuntos mais cobrados pelas provas de história. Mas você sabe quais foram os maiores ditadores de toda a história da humanidade?

Os maiores ditadores do história: Introdução

Os ditadores estiveram presentes em todos os períodos da história da humanidade e também em diversos países. Porém, é notório que o século XX, em especial, concentra uma grande quantidade de tiranos: de fato, os maiores ditadores de todos os tempos viveram justamente nesse período.

Alguns ditadores chegaram ao poder por uma via democrática, como Adolf Hitler, ou através da derruba de um regime já existente, como Augusto Pinochet. Além disso, existiram tiranos que pregavam as mais variadas ideologias, tanto aqueles de esquerda como aquelas de direita. É válido ressaltar que existiram governos extremamente autoritários em diversas partes do mundo, como na Europa, no continente americano, na África e na Ásia.

A maioria dos regimes ditatoriais faz uso da violência para se manter no poder. Porém, algumas ditaduras foram mais violentas e influentes do que outras. Vamos ver, a seguir, os principais e mais famosos ditadores da história e que, muito provavelmente, estarão nas suas provas.

Os maiores ditadores do história: Adolf Hitler

Adolf Hitler foi chegou ao poder por vias democráticas: no ano de 1933, ele se tornaria chanceler da Alemanha. Pouco tempo depois, Hitler se tornaria o líder supremo do país e passaria a ser chamado de Führer. É notório que o ditador foi o precursor do Nazismo e o responsável por inserir a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, Hitler e sua equipe criaram os campos de concentração e os campos de extermínio, voltados para os grupos considerados inferiores.

Sob a liderança de Adolf Hitler, acompanhado por uma ideologia antissemita disseminada por todo o país, o nazismo provocou um dos maiores genocídios da história da humanidade, matando cerca de 6 milhões de judeus.

Os maiores ditadores do história: Benito Mussolini

Benito Mussolini assume o poder da Itália no ano de 1922, com a Marcha sobre Roma. O seu lugar nessa lista se deve, principalmente à sua aliança com Hitler, colaborando com o envio de judeus para os campos. Ainda, Mussolini foi o responsável por inserir a Itália na guerra e causar milhares de mortes. O ditador também não poupou esforços para perseguir aqueles que eram conhecidos como seus opositores, como comunistas e socialistas.

Os maiores ditadores do história: Josef Stalin

Após a morte de Vladmir Lenin no ano de 1924, Josef Stalin alcançou o poder da União Soviética. A ditadura de Stalin, conhecida como Stalinismo, foi responsável pela morte de 20 milhões de pessoas, tanto durante a Segunda Guerra Mundial quanto em outros momentos, como no episódio conhecido como Holodomor e nos assassinatos de opositores que ocorriam com frequência.

Os maiores ditadores do história: Mengistu Haile Mariam

O militar Mengistu Haile Mariam instaurou uma ditadura na Etiópia em 1977. Calcula-se que o seu governo tenha sido responsável por mais de 1 milhão de mortes. Em 2006, a justiça internacional considerou Mariam culpado de genocídio e de diversos crimes contra a humanidade.

Os maiores ditadores do história: Augusto Pinochet

Augusto Pinochet foi o responsável por derrubar o governo democrático de Salvador Allende, instaurando uma ditadura no Chile, em 1973. Pinochet cometeu uma série de graves violações dos Direitos Humanos, como  a censura, o uso da tortura e o assassinato de milhares de pessoas. Calcula-se que o seu regime tenha sido responsável por mais de 40 mil mortes.

Os maiores ditadores do história: Idi Amin Dada

Idi Amin Dada instaurou uma ditadura militar na Uganda, em 1971. O seu regime teria sido culpado por aproximadamente 500.000 pessoas mortes, além de uma série de outros crimes.

Os maiores ditadores do história: Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung foi o líder da Revolução Chinesa, evento que instaurou o socialismo na China, no ano de 1949. A sua ditadura teria sido responsável por matar cerca de 70 milhões de pessoas, entre elas a sua própria esposa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.