Auxílio Emergencial: Aplicativos falsos oferecem riscos

O Auxílio Emergencial está sendo pago normalmente aqui no Brasil, mas assim como em quase todos segmentos, existem pessoas cometendo crimes e tentando levar consigo algumas vítimas em cima do tema. Nesse sentido, falsos aplicativos estão sendo identificados nos últimos tempos e pegando muitos desavisados.

Muitos golpistas estão utilizando o Auxílio Emergencial 2021 como uma isca para acabar trazendo o público interessado no benefício para fraudes. Com isso, é preciso que os usuários das redes e dos meios digitais possam ficar atentos e aumentar os cuidados para não cair nesse tipo de golpe.

Ainda na semana passada, um levantamento divulgado por uma empresa ligada ao segmento de cibersegurança, a Kaspersky, apontou que haveriam 18 aplicativos falsos do Auxílio Emergencial dentro da Google Play Store, que é a loja oficial de aplicativos dos aparelhos do sistema Android.

Com a alta procura pelo assunto sobre o Auxílio Emergencial nos tempos atuais, atrelado ao fato de que a loja de aplicativos oficial do Android é altamente visitada por todo tipo de público, isso acaba facilitando que diversas pessoas acabem entrando nesses aplicativos falsos e sendo enganadas.

Saiba mais sobre os aplicativos falsos do Auxílio Emergencial

Importante lembrar que a própria poupança social digital do Caixa Tem, que é por onde os beneficiários recebem o dinheiro do Auxílio Emergencial, está presente dentro do Google Play Store. Sendo assim, se você pesquisa pelo termo do Auxílio Emergencial dentro da loja de aplicativos, pode eventualmente encontrar alguns falsos.

Se você tem algum smartphone da Apple, o levantamento da Kaspersky também apontou a presença de um aplicativo falso sobre o tema, embora a quantidade seja bem menor. Utilizando promessas de consulta sobre o Auxílio Emergencial ou ainda informando sobre valores e calendário de parcelas, esses aplicativos ganharam muitos adeptos.

Mas além de uma alta quantidade de anúncios e notificações que esses aplicativos expõem para o usuário, ainda colocam em risco a privacidade de dados dessas pessoas. Essa questão pode trazer diversos problemas em algum momento à frente.

O analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, alertou justamente para esses riscos. Segundo ele, os aplicativos que foram identificados não são maliciosos, já que o principal objetivo deles é gerar visualização para propagandas. Porém, Fabio disse que eles podem mudar sua característica, caso o desenvolvedor solte uma atualização que instale algo ruim no celular do indivíduo.

O analista comenta ainda que a possível atualização do desenvolvedor tem a possibilidade de vir com algum objetivo de “coletar dados para, talvez, desviar o dinheiro do Auxílio Emergencial. Nunca é boa ideia instalar um aplicativo não oficial”, complementa Fabio.

Como se proteger desse tipo de aplicativo

Importante dizer que esse tipo de aplicativo acaba, muitas vezes, direcionando as pessoas para os portais oficiais da Caixa ou do próprio Auxílio Emergencial. Desse modo, a necessidade de correr o risco baixando esses aplicativos não traz nenhum tipo de benefício extra ao usuário.

Os aplicativos e sites oficiais são o suficiente para atender qualquer demanda dos beneficiários, que são:

Mas se você já tiver baixado esse tipo de aplicativo, a recomendação do que fazer é dada pelo especialista da Trend Micro, Felippe Barros. O especialista em cibersegurança diz que como a pessoa pode não lembrar de todas as permissões que deu ao aplicativo na hora que baixou, existe um risco de que ele atue de forma indevida.

Desse modo, Felippe recomenda a desinstalação imediata do aplicativo, nesse caso voltado ao Auxílio Emergencial. Se já tiver passado algum tipo de informação, o especialista diz que o usuário pode ser alvo de algumas tentativas de ataque virtual com intuito de roubar dados, mas conhecido como phishing, sendo preciso ficar ainda mais atento para não passar dados e nem clicar em links suspeitos em e-mail ou mensagens.

Para se proteger e ficar livre desses riscos, é importante também conferir quem é o desenvolvedor do aplicativo antes mesmo de baixá-lo. Confirme se realmente pertence a Caixa ou a algum órgão/ instituição ligada ao governo brasileiro. Qualquer sinal suspeito sobre aplicativo de Auxílio Emergencial, não baixe antes de ter qualquer tipo de certeza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.