O Golpe no Chile em 1973: um resumo para as suas provas

O Golpe no Chile em 1973: tudo o que você precisa saber

O Chile sofreu um golpe no ano de 1973. A partir desse ano, uma ditadura foi instaurada no país e perduraria até o ano e 1990.

Devido ao contexto história e as consequências causadas pelo evento, o Golpe de 1973 aparece em diversas provas do país, mas especialmente nos vestibulares.

Para te ajudar, o artigo de hoje vai trazer um resumo sobre aquilo que você precisa saber dentro desse tópico.

O Golpe no Chile em 1973: Introdução

O presidente Salvador Allende assumiu a presidência do Chile no ano de 1970. Seu governo terminou no ano de 1973, quando sofreu um golpe.

Allende foi o primeiro presidente socialista a ser eleito democraticamente em todo o mundo. Ele acreditava no poder da democracia e das reformas populares.

Porém, a eleição de um presidente assumidamente socialista incomodou os Estados Unidos e os grupos mais conservadores do Chile.

Salvador Allende: Introdução

Salvador Allende nasceu no dia 26 de junho de 1908 em Valparaíso, no Chile. Era filho de médicos que pertenciam à classe média alta chilena.

Na capital Santiago estudou Medicina na Universidade do Chile. Allende era também um líder estudantil e fez oposição ao governo ditador de Carlos Ibañez (1927-1931).

Depois de se formar como médico legista, Allende declarou que foi nessa época que ele pôde conhecer o sofrimento do povo de perto e isso o afetou profundamente.

O futuro presidente não se esqueceria dessa experiência. Então, em 1933, Allende e seus companheiros fundaram o Partido Socialista do Chile, o mesmo partido que ele usaria para ser reeleito.

O governo de Allende: o golpe dos conservadores

Allende realizou ações e reformas buscando um governo mais democrático e a melhora na qualidade de vida da população.

O presidente, em seu governo, autorizou a nacionalização do cobre, o principal produto para exportação. Além disso, ele determinou que toda criança deveria receber ao menos meio litro de leite por dia.

Allende também favoreceu a reforma agrária, apesar das resistências, e manteve boas relações diplomáticas com praticamente todos os países do mundo.

Porém, os esforços de Allende sofreram grande resistência do MIR, movimento de esquerda que desejava atender os seus interesses através da  luta armada. O grupo também acreditava que Allende era moderado demais e não concordava com suas ações para acabar com a desigualdade.

Além da falta de apoio dentro da própria esquerda, Allende enfrentou oposição também dos Estados Unidos, que se opunham ao surgimento de governos socialistas em qualquer parte do mundo.

Para derrubar Allende, os EUA fazem uma aliança com o exército do Chile e com a direita conservadora. Além disso, o governo americano bloqueou também as exportações de peças de reposição e maquinarias para o Chile, afetando a economia e as produções industriais.

Os Estados Unidos também patrocinavam o jornal El Mercúrio, conhecido na época por criticar fortemente o governo de Allende.

Após muita pressão, o golpe finalmente aconteceu no dia 11 de setembro de 1973, liderado pelo general Augusto Pinochet. Salvador Allende não se entregou e, segundo informações da época, cometeu suicídio dentro do palácio presidencial. Outras informações afirmar que as tropas de Allende teriam assassinado o presidente.

Pinochet instaurou uma ditadura que ocorreu até o ano de 1990.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.