Nazismo: tudo sobre esse assunto da História Geral

Nazismo: tópico que faz parte da História Geral

O Nazismo é um tópico dentro da História Geral. O assunto é cotado como um dos que tem grandes chances de aparecem nas próximas edições de vestibulares.

Além disso, esse assunto, por ser muito abrangente e por possuir diversas ligações, pode aparecer em questões interdisciplinares ou em questões fora da área da História, como geografia, sociologia e filosofia.

Assim, é essencial que você domine esse assunto para conseguir alcançar um bom desempenho nas provas. O artigo de hoje vai trazer, dessa maneira, um resumo sobre as principais características desse fenômeno que você precisa dominar.

Nazismo: definição

O Nazismo foi um movimento totalitarista e nacionalista liderado por Adolf Hitler, entre os anos de 1933 e 1945. 

O movimento pregava a superioridade da raça ariana. Principalmente, os alemães acreditavam ser superiores aos outros grupos, mas especialmente aos judeus. Além disso, o Nazismo se apoiava em ideais extremistas que eram bastante difundidos na Alemanha desde o século XIX (entre eles o antissemitismo).

Nazismo: origens

O Nazismo possui suas origens primordiais nas ideias extremistas que eram difundidas na Alemanha desde o século XIX. Entre esses ideias estavam: o nacionalismo exacerbado, o uso da guerra e da violência como formas de promover uma nação e o antissemitismo (preconceito com os grupos judeus). Além disso, os nazistas pregavam o arianismo, que enxergava o germânico como naturalmente superior aos demais povos.

As consequências da Primeira Guerra Mundial também influenciaram o surgimento do Nazismo: a Alemanha havia sido humilhada e a sua economia tinha entrado em colapso. Isso gerou um forte sentimento de revanchismo na sociedade alemã, que desejava um momento em que poderiam e vingar dos demais países europeus.

Nazismo: características

A ideologia nazista aborda uma série de conceitos. Vamos ver, a seguir, os principais deles:

  • Arianismo
  • Nacionalismo extremo
  • Totalitarismo
  • Antissemitismo
  • Antimarxismo
  • Eugenia (ideal de purificação da raça)
  • Racismo
  • Exaltação da guerra

Nazismo: holocausto

O Holocausto representou o extermínio em masa dos grupos judaicos europeus. Estima-se que cerca de seis milhões de judeus tenham perdido suas vidas nos campos de concentração.

Os grupos judaicos eram considerados os culpados pela crise e também eram vistos como grupos inferiores.

Os campos de concentração só conheceram um fim em 1945, quando os seus prisioneiros foram libertados pelos Aliados.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.