Como você costuma tratar a si mesmo?

Como você costuma tratar a si mesmo? Você é uma pessoa gentil, ou costuma se auto ofender?

Às vezes, nem nos damos conta das atitudes que tomamos que prejudicam a nossa saúde física e mental. Isso porque podemos focar em agradar muito mais as outras pessoas, do que a nós mesmos.

Apesar de isso ser natural, quando passamos a negligenciar demais quem somos, acabamos correndo o risco de adoecer. Por isso, neste texto você verá alguns apontamentos relevantes que podem ajudar você a refletir sobre o assunto. Acompanhe!

Como você costuma tratar a si mesmo?

Pare e pense sobre como você costuma tratar a si mesmo. Considere as perguntas abaixo para fazer uma prática de autoanálise e autoconhecimento. Boas descobertas!

Quando foi a última vez que você se deu um presente?

Não estamos falando de presentes caríssimos, como um carro, uma casa ou algo do tipo. Estamos falando de presentes que fazem bem para nós, e que têm algum significado – nem que este significado seja um prazer momentâneo.

Muitas vezes presenteamos as outras pessoas em datas especiais. Porém, nem sempre nos lembramos de presentearmos a nós mesmos. Por isso, pense sobre aquele mimo que você ama – pode ser um chocolate, por exemplo, mas que tem ficado de lado sem motivo.

Você costuma se perdoar?

Quando você comete algum erro, você é do tipo que se perdoa ou que fica magoado consigo mesmo para sempre? Pense sobre isso.

Embora o processo de se auto perdoar seja difícil e, em alguns casos, demorado, ainda assim se trata de um processo muito importante.

Não é que você vai esquecer o erro que cometeu, mas sim, vai aceitar que ele passou, você aprendeu, arrependeu-se e cresceu.

Não adianta querer mudar o que aconteceu – só podemos pensar no que fazer daqui pra frente.

Como está a sua autoestima?

Como você avalia a si mesmo? De forma positiva ou negativa? A autoestima pode nos ajudar a saber mais sobre como você costuma tratar a si mesmo. Afinal, por meio dela nós construímos uma avaliação sobre nós.

Embora tenhamos pontos positivos e negativos, ainda assim o amor-próprio deve operar de certa forma. Afinal, se só enxergamos o ruim, significa que não estamos sendo gentis e justos conosco.

Você pratica o autocuidado?

Você cuida da sua saúde? Pratica exercícios? Cuida das suas noites de sono? Alimenta-se bem? Tem bons hábitos que priorizam a saúde mental?

Todas essas perguntas podem lhe ajudar a saber como você costuma tratar a si mesmo. Se você valoriza o seu autocuidado, significa que tem sido mais gentil com você.

Ao mesmo tempo, se negligencia tudo isso, a autossabotagem pode estar operando. Fique atento.

Você é gentil consigo mesmo?

Por fim, pergunte-se: Você costuma ser gentil consigo mesmo? Ou é rude quando comete um erro, esquece de algo ou deixa de fazer alguma coisa?

Você não precisa ser extremamente autocrítico. A gentileza deve fazer parte da rotina para evitar uma visão deturpada de quem você é. Assim, torna-se possível construir um dia a dia mais saudável.

Cuide de você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.