VITÓRIA: A nova mudança no INSS que fez os beneficiários comemorarem

Novo cartão do INSS vai trazer vários benefícios aos aposentados e pensionistas. As primeiras unidades da ferramenta serão distribuídas a partir deste mês.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou o novo cartão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com ele, os aposentados e pensionistas da autarquia terão acesso a uma série de benefícios. As primeiras unidades da ferramenta serão distribuídas a partir deste mês.

Entretanto, nem todos os segurados terão acesso ao novo produto nesse primeiro momento. Todavia, de acordo com o ministro, ele será estendido para todos os beneficiários do órgão. Assim, os mais 36 milhões de brasileiros atendidos pelo INSS serão presenteados com o novo dispositivo.

“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, explicou Lupi.

Quais serão os benefícios do cartão?

Cartão do Beneficiário disponibilizará os direitos dos aposentados e pensionistas da autarquia, como passagens gratuitas de ônibus e outros descontos. A intenção é distribuir a nova ferramenta para as 37 milhões de pessoas contempladas pelo Instituto, para que possam utilizar os serviços de transporte público no Brasil.

De acordo com Lupi, no momento o cartão ainda está sendo desenvolvido em parceria do governo federal com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.  No entanto, a expectativa é que outros bancos privados sejam convidados para participar da iniciativa.

O Executivo buscará parcerias para que o Cartão do Beneficiário disponibilize, além dos benefícios que já são assegurados, outras gratificações, como descontos em farmácias, hotéis, entre outros.

“Ao invés de o beneficiário da Previdência precisar tirar uma autorização local para usar os serviços de transporte daquele município, com o cartão ele terá validade nacional. Também estamos buscando novos benefícios aos aposentados. Correntistas do Banco do Brasil terão descontos, por exemplo, em farmácias conveniadas, benefícios em passagens aéreas, em hotéis e em outros serviços”, garantiu o ministro.

Prova de Vida do INSS

A partir deste ano, a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será totalmente de responsabilidade da própria autarquia, e não mais do segurado. Desse modo, após a data de aniversário do beneficiário, o órgão terá dez meses para comprovar que o aposentado ou pensionista está vivo.

“Por que o cidadão tem que provar que está vivo, e não o INSS? Muitos não têm condições físicas ou quem os leve a um posto ou banco para provar a sua vida”, indagou o ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Em suma, essa comprovação será realizada de forma automática, por meio de um cruzamento de dados. Caso seja necessário que o beneficiário realize a prova de vida, ele será notificado por meio do aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 e pelos bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.