Vice-presidente defende manutenção do auxílio emergencial

Mourão afirmou que a pandemia mostrou importância de oferecer assistência financeira para os mais vulneráveis

Nesta semana, Hamilton Mourão, vice-presidente da República, defendeu o aprimoramento e manutenção do auxílio emergencial. Atualmente, o programa paga cinco parcelas de R$ 600 para trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados.

“A política de assistência social deverá ser aprimorada e mantida após a pandemia, para continuar a prover dignidade e liberdade às famílias vulneráveis”, disse Mourão durante palestra online organizada pelo grupo Ser Educacional, que possui seis instituições de ensino superior no Brasil, escolas técnicas e de ensino à distância (EAD).

Mourão afirmou que a pandemia do novo coronavírus serviu para mostrar a importância do Estado em oferecer assistência financeira para os brasileiros em situação de maior vulnerabilidade. “O auxílio emergencial, ou corona voucher, assegurou a dignidade de milhões de famílias neste período de crise”, disse.

“Não é simplesmente dar dinheiro aos mais pobres, mas garantir aos mais necessitados as condições mínimas para desenvolverem aptidões e progredirem em seus projetos sociais. Somos um país de enormes desigualdades sociais, econômicas e regionais e o Estado brasileiro não pode se furtar ao enfrentamento e à mitigação destas disparidades”, continuou o vice-presidente.

Atualmente, o governo debate a prorrogação do auxílio emergencial. Bolsonaro já falou publicamente que o auxílio será prorrogado até dezembro de 2020. Mas o valor das novas parcelas ainda não foi anunciado; as novas parcelas devem ser de menor valor que os atuais R$ 600.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.