Vergonha de dizer que “não sabe”: Como lidar com isso?

Lidar com a vergonha de dizer que “não sabe” é mais simples do que você sempre imaginou. Para isso, precisamos pensar nos fatores positivos que estão ao lado da atitude humilde de dizer que não se sabe alguma coisa.

Sendo assim, neste conteúdo nós apresentamos alguns desses fatores para que você possa refletir e, quem sabe, lidar com isso de uma maneira efetiva. Acompanhe!

Como lidar com a vergonha de dizer que “não sabe”?

A vergonha de dizer que “não sabe” pode aparecer por uma série de motivos. Algumas pessoas tendem a se sentirem “diminuídas” quando não sabem alguma coisa. Porém, a verdade é que todo mundo pode aprender algo novo, todos os dias.

Ao mesmo tempo, todo mundo tem conhecimento sobre algo, assim como não tem conhecimento sobre outras coisas. É natural! Não existe um ser humano que seja capaz de saber de tudo sobre a vida.

Por isso, entenda essa premissa inicial para aprender a lidar com essa vergonha. E, em seguida, veja outros fatores importantíssimos e dignos que entram em cena quando você tem coragem para dizer que não sabe alguma coisa:

1. Sinal de honestidade

Ao dizer que você não sabe fazer alguma coisa, você está sendo honesto. E a honestidade é uma virtude muito bonita, que deveria fazer parte dos princípios de qualquer pessoa.

Por meio da honestidade você consegue construir relações mais sólidas, mantém a sua consciência limpa e ainda melhora a sua capacidade de conquistar a confiança das outras pessoas. Portanto, nada de ter vergonha de dizer que “não sabe”! Pois é melhor ser sincero do que mentir e decepcionar o outro depois, concorda?

2. Respeito pela outra pessoa

Ao mesmo tempo em que você se mostra como uma pessoa honesta, ao perder a vergonha de dizer que “não sabe” você também está demonstrando uma atitude de respeito pelo outro.

Para exemplificar, imagine o seguinte cenário: Uma pessoa solicita que você escreva um relatório sobre algo. Entretanto, a verdade é que você não sabe escrever sobre aquele tema, mas mesmo assim aceita o trabalho. No fim, a entrega é bastante ruim, a pessoa se decepciona e a necessidade de retrabalho surge.

Isso faz com que todos os envolvidos tenham prejuízos, e a outra pessoa sinta que você teve uma falta de consideração por ela. Afinal, se não sabia fazer, por que disse que sabia e acabou atrapalhando o desenvolvimento do projeto dela? Pense sobre isso!

3. Desejo de aprender e se desenvolver

Perder a vergonha de dizer que “não sabe” é importante para que você seja capaz de demonstrar o seu desejo de aprender e se desenvolver. Você pode, dessa forma, solicitar que o outro lhe explique e dê mais detalhes sobre a situação.

Assim você aprende algo novo, cresce e ainda pode criar uma imagem profissional mais valiosa.

4. Integridade e coerência

Por fim, outro fator relevante envolvido com a coragem de dizer que não sabe é com relação à integridade e coerência. Você é íntegro e coerente quando admite que não sabe algo, ou seja, não é desonesto e contraditório.

Considere esses apontamentos na hora de perder a vergonha de dizer que “não sabe” e vá em frente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.