Líder desmotivado: Como lidar com ele?

Conseguir lidar com um líder desmotivado não é tarefa fácil. Afinal, como estamos falando de um gestor, ele pode acabar “contaminando” toda a equipe com o seu olhar mais negativo sobre as situações.

Por isso, neste texto reunimos considerações que podem ajudar você a lidar com esse tipo de problema. Esperamos lhe ajudar de alguma maneira. Acompanhe e saiba mais!

Como lidar com um líder desmotivado?

Para lidar com um líder desmotivado é preciso ter um olhar empático e, ao mesmo tempo, exercitar a paciência. Não se esqueça de que o seu líder é, acima de tudo, uma pessoa, que também tem problemas, felicidades e tristezas. Portanto, se a desmotivação está sendo pontual, aguarde-a passar.

Porém, se ela for persistente e perdurar por meses, talvez seja o momento de considerar algumas medidas. Veja:

1. Mantenha a sua rotina organizada e cuide da sua motivação

Cuide da sua rotina. Ela precisa se manter organizada para que não aconteça de haver uma sobrecarga no trabalho. Além disso, é importante que você cuide da sua motivação, atentando-se para a sua própria saúde mental.

Não fique focando apenas na atmosfera negativa que ronda o seu trabalho, ou seja, que está presente nas atitudes do líder desmotivado. Em contrapartida a isso, foque sempre nos fatores positivos, nas suas metas e objetivos. Cuide de você, primeiramente, para depois conseguir dar suporte a alguém.

2. Mostre os fatores positivos quando o líder for negativo

Em momentos nos quais o seu líder desmotivado se mostrar muito negativo sobre algo, procure apresentar os fatores positivos sobre determinada situação. Fale sobre os caminhos promissores que podem ser seguidos, e quais as expectativas positivas sobre determinada situação.

Se ele persistir nos pontos negativos, persista no que é mais interessante! Mostre dados e ajude-o a enxergar uma verdadeira “luz no fim do túnel”.

3. Converse com ele de uma maneira franca

Se a desmotivação começar a atingir os liderados, não tenha medo de ter uma conversa franca com o seu chefe. Converse com ele e apresente a situação. Diga que as pessoas estão se sentindo desanimadas no ambiente de trabalho por conta dos comportamentos negativos dele.

Porém, evite deixar o seu tom muito julgador e agressivo. Seja sempre empático e demonstre estar ali para escutar o que o seu chefe tem a dizer.

4. Analise de maneira racional os fatores que ele trouxer

Quando o seu chefe vier com muitos dados negativos sobre determinado trabalho ou situação, evite se deixar levar pelo emocional em um primeiro momento.

Sendo assim, comece a analisar as situações de um modo muito mais racional, para efetivamente entender o que aconteceu e, quem sabe, poder conversar com o seu chefe de um modo mais racional e, assim, apresentar os dados de uma maneira mais plausível.

5. Evite ser uma “esponja” emocional

Não absorva a negatividade trazida pelo seu líder desmotivado. Foque em você, na sua saúde mental, no seu trabalho e nas suas métricas. Evite ser uma verdadeira “esponja” emocional. Você não merece absorver as demandas e dores de outra pessoa! Lembre-se sempre disso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.