É possível vencer a sensação de estagnação?

Vencer a sensação de estagnação pode ser o objetivo de muitas pessoas que, diariamente, sentem-se “estacionadas” na carreira profissional e/ou acadêmica.

Essa sensação pode prejudicar o bem-estar do indivíduo, inclusive, impactando a sua saúde mental.

Pensando nisso, trouxemos algumas reflexões que podem ser interessantes neste momento. Confira!

É possível vencer a sensação de estagnação?

Na realidade, não podemos dar uma única resposta para essa questão. Isso se deve ao fato de que cada pessoa é única e, como tal, terá os seus próprios limites, sentimentos e emoções.

Portanto, considere os apontamentos abaixo como uma reflexão, sempre levando em conta a sua singularidade e subjetividade:

1. Entendendo os potenciais gatilhos

Um ponto de partida que pode ser interessante é o de pensar sobre quais são os potenciais gatilhos emocionais por trás dessa sensação. Quando você pensa que está estagnado, o que lhe vem à mente? Quais são as razões para essas sensações?

Começar a nomear o que a estagnação significa para você pode ser um caminho promissor para buscar mudanças que inibam esse sentimento e que lhe ajudem a elaborá-lo de uma forma mais equilibrada.

2. Buscando novos caminhos interessantes

Partindo da sua autoanálise, buscar caminhos interessantes e promissores também pode ajudar a vencer a sensação de estagnação. Isto é, vamos supor que você se sente estagnado na carreira por estar na mesma posição há muito tempo: o que pode ser feito para mudar essa situação?

Será que aprender um novo idioma é algo viável? Ou aprender sobre uma nova plataforma que otimize os seus resultados? Analise a situação e verifique se é possível encontrar novos caminhos para o seu desenvolvimento profissional.

3. Cuidando da saúde mental

A sua saúde mental está intimamente relacionada com a forma como você se enxerga e enxerga a sua própria carreira. Às vezes, a sensação de estagnação pode estar associada a outras questões emocionais que merecem atenção.

Por isso, a psicoterapia pode ser um bom caminho para quem deseja se entender melhor e buscar alternativas que ajudem na hora de vencer a sensação de estagnação. Durante a terapia você poderá entender as suas emoções, limites, se conhecer mais, e assim por diante.

Além disso, ter bons hábitos também ajuda na hora de equilibrar a saúde mental e emocional. Vale ressaltar, dentre esses hábitos, a prática de exercícios, boas noites de sono, descanso adequado, etc.

4. Respeitando o próprio tempo de crescimento e desenvolvimento

Respeitar o próprio tempo também é um caminho bastante valioso. Todo mundo tem o seu próprio tempo de crescimento e desenvolvimento. Todo mundo tem os seus pontos fortes e fracos – não existe perfeição.

Isso significa que hoje você pode estar se sentindo estagnado porque está com dificuldades para ultrapassar algumas barreiras pessoais. Porém, isso é comum a qualquer ser humano. Todos nós temos limites e, volta e meia, estaremos dentro de algum tipo de impasse em nossas vidas.

Respeitar esses limites e aceitar que cada um tem o seu tempo de crescimento, pode diminuir a pressão por “grandes mudanças” que podem, de tempos em tempos, provocar a sensação de estagnação.

Pense sobre isso e cuide da sua saúde! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.