CPF na nota, compras parceladas: o que faz aumentar o score baixo?

Mesmo com o nome limpo, a pontuação baixa é problema

O score baixo é uma preocupação entre boa parte dos brasileiros, pois é algo de extrema importância no momento de decidir quem é ou não é um bom pagador. Assim, é isso o que determina se uma pessoa é ou não confiável para receber um crédito da praça.

Entendendo sobre pontuação de crédito e como sair do score baixo

Para ajudar quem está nessa situação, reunimos na matéria desta segunda-feira (01) do Notícias Concursos, algumas dicas que são certeiras e contribuem para aumentar a pontuação. Afinal, ter um score baixo te limita com os pedidos de financiamentos, empréstimos e outros produtos financeiros, deixando uma imagem negativa no mercado. A pontuação de crédito é geralmente consultada pelas organizações financeiras enquanto estas fazem as análises de risco nas operações de crédito.

Portanto, é natural que os brasileiros queiram aumentar seu score para melhorar a sua reputação e cada vez mais adquirir mais vantagens e benefícios. Assim, especialistas esclarecem que ao pedir empréstimos, financiamentos ou qualquer outra operação de crédito, os bancos sempre irão consultar o score de crédito.

O seu score estar baixo pode ser um problema, como citamos, pois, ele limita suas operações como pessoa física ou jurídica. Por exemplo, um empresário que busca uma linha de crédito no valor R$ 100 mil e não consegue devido ao seu score. Entretanto, o score é volátil e com as dicas que vamos elencar, é possível conseguir um patamar favorável. Dessa forma, focamos em um ideal de 700 pontos.

Pagar as contas em dia

Ninguém gosta de ter que sair da sua própria zona de conforto. Entretanto, é bom estar sempre alerta aos vencimentos das faturas. O atraso dos pagamentos pode prejudicar consideravelmente seu score de crédito.

Ter contas em seu nome

Você deve fazer uso do seu CPF sistematicamente ao realizar pagamentos. Isso é imprescindível, pois sem possuir registro de compras, o seu score ficará sempre na mesma, jamais evoluirá na pontuação. Portanto, coloque o máximo de contas em seu nome.

Atualizar os dados

Lembre-se de atualizar seus dados em órgãos de proteção ao crédito e instituições financeiras caso tenha interesse em conseguir crédito futuramente. Esse tipo de ação faz com que você esteja sempre atualizado e as instituições financeiras consideram este fator consideravelmente.

Ter um score baixo te limita com os pedidos de financiamentos, empréstimos e outros produtos financeiros, deixando uma imagem negativa no mercado
Ter um score baixo te limita com os pedidos de financiamentos, empréstimos e outros produtos financeiros, deixando uma imagem negativa no mercado – Foto: Canva Pro

Manter contas bancárias ativas

Realizar algumas movimentações bancárias com constância sempre beneficia seu score. Independente que sejam pagamentos ou transferências.

Frequência de pedido de crédito

Realizar muitos pedidos de empréstimo ou solicitar aumento do limite do cartão de crédito faz com que seja aceso um alerta entre as instituições financeiras (risco de crédito), e seu score poderá ser prejudicado.

Por fim, considerando essas dicas, você pode combiná-las, tendo um certo nível de paciência, verá aos poucos seu score de crédito aumentar.

Mais dicas para aumentar o score:

  • Lembre-se de movimentar seus negócios usando o seu nome e CPF;
  • Investimentos poderão aumentar ainda mais o seu score;
  • Nunca se esqueça de manter o pagamento de suas contas em dia.

É importante também que você segure a ansiedade de comprar algo que não pode pagar de maneira segura. Assim, nesses casos é sempre bom economizar e esperar para comprar à vista para não arriscar deixar de quitar a dívida e ficar com o score baixo outra vez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.