Veja quem precisa fazer a prova de vida até esta segunda (31)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma nesta terça-feira (1), a obrigatoriedade para a realização da prova de vida. No entanto, muita gente não sabe que um dos prazos para esse processo acaba ainda nesta segunda-feira (31). Quem não fizer pode perder a aposentadoria.

Explica-se: durante este ano, o INSS chamou alguns aposentados e pensionistas para realizar uma prova de vida digital. Essas pessoas precisavam fazer isso por reconhecimento facial. É portanto uma espécie de biometria. Quem recebeu essa convocação e não fez o processo, tem que fazer isso até hoje (31).

Do mesmo modo, as pessoas que receberam esse chamado e realizaram o processo não precisam se preocupar. Isso porque elas não devem repetir a dose de maneira presencial. Isso acontece porque essa prova de vida digital vale como se fosse um processo presencial da mesma forma.

Prova de vida

De acordo com o próprio INSS, cerca de 11 milhões de pessoas ainda precisam fazer a prova de vida este ano. Elar precisam seguir portanto uma espécie de calendário de comparecimento que toma como base os prazos do ano passado do próprio Instituto.

Por exemplo, quem tinha vencimento da prova de vida até março e abril de 2020, precisa realizar o processo agora no mês de junho de 2021. Quem tinha o vencimento em maio e junho do ano passado, precisa realizar isso agora em julho deste ano.

Foto: Fotos Públicas

Isso logicamente só vale para as pessoas que ainda não fizeram o recadastramento neste período. De acordo com o próprio INSS, cerca de 13,4 milhões fizeram isso no ano passado e mais 10,5 milhões passaram pela prova de vida nos primeiros meses deste ano.

Isso aconteceu porque apesar de não ser obrigatória, a prova de vida não foi proibida nesse meio tempo. As pessoas poderiam seguir realizando o processo normalmente. Para fazer isso, basta ir até uma agência do INSS mais próxima ou no banco que paga esse benefício.

Esses quase 24 milhões de brasileiros não precisam se preocupar com esses prazos. É que eles estão livres da realização do processo por agora. Como dito, apenas as pessoas que não fizeram e que não foram chamadas para fazer a biometria é que irão precisar seguir o calendário de comparecimento.

INSS

O INSS vai passando por diversas turbulências neste momento. É que o Instituto está sofrendo com a iminente falta de funcionários. Nesta última semana, a direção chegou a enviar um ofício para o Ministério da Economia. Eles pediram para que a Infraero enviasse alguns trabalhadores para lá.

A falta de trabalhadores do INSS está afetando a análise de aposentadorias. Pelo menos é isso o que diz a própria direção do Instituto. A fila desta análise está crescendo rapidamente. Nas redes sociais, muita gente afirma que está esperando por isso há meses.

Essa espera pode ser fatal para muita gente. É que o país está passando por um momento muito difícil. Está cada vez mais complicado fazer renda por causa dos fechamentos no meio da pandemia. Além disso, o Auxílio Emergencial do Governo Federal não é suficiente para se manter.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.