Biologia: Saiba o que são espécies indicadoras

As espécies indicadoras são organismos vivos que nos dizem que algo mudou ou vai mudar em seu ambiente. Eles podem ser facilmente observados e estudá-los é considerado uma forma econômica de prever mudanças em um ecossistema. Essas espécies também são conhecidas como bioindicadores.

Os cientistas monitoram fatores como tamanho, estrutura etária, densidade, crescimento e taxa de reprodução de populações de espécies indicadoras para procurar padrões ao longo do tempo.

Esses padrões podem mostrar estresse nas espécies por influências como poluição, perda de habitat ou mudança climática. Talvez mais importante, eles podem ajudar a prever mudanças futuras em seu ambiente.

Entenda do que se trata, pois esse conceito costuma ser cobrado em vestibulares e no Enem, assim como em concursos relativos à ecologia, geografia e biologia de modo geral.

Definição de espécie indicadora

As espécies indicadoras mais comumente usadas são os animais; 70% deles são invertebrados. No entanto, as espécies indicadoras também podem ser plantas e microrganismos.

Frequentemente, esses organismos interagem com o meio ambiente de maneiras que os tornam altamente sensíveis a quaisquer mudanças.

Por exemplo, eles podem estar no topo do nível de alimentação trófica, onde receberiam as maiores quantidades de todas as toxinas encontradas em seu ambiente. Ou eles podem ser incapazes de se mudar facilmente para um novo local se as condições se tornarem desfavoráveis.

Os cientistas escolhem espécies indicadoras por diferentes razões. A importância ecológica das espécies é uma das principais razões para usar certos organismos como indicadores.

Se uma espécie é uma espécie-chave, o que significa que a função do ecossistema depende dela, então qualquer mudança na saúde ou na população dessa espécie seria um bom indicador de estressores ambientais.

Uma boa espécie indicadora também deve responder às mudanças com relativa rapidez e ser fácil de observar. Sua resposta deve ser representativa de toda a população ou ecossistema.

Eles devem ser relativamente comuns e ter uma população grande o suficiente para estudar facilmente. As espécies que foram estudadas extensivamente são boas candidatas a bioindicadores.

As espécies que se reproduzem rapidamente e em grande número e têm um habitat ou dieta especializada seriam um indicador ideal. Os cientistas também procuram organismos que sejam comercial ou economicamente importantes.

Os cientistas usam espécies indicadoras para determinar uma mudança em um ecossistema com base no que observam nas espécies indicadoras. As espécies indicadoras são usadas para mostrar mudanças ambientais boas e ruins. Essas mudanças podem incluir a presença de poluentes, mudanças na biodiversidade e interações bióticas e mudanças no ambiente físico.

Não deixe de ler também – Biologia: Conceito de espécie pioneira e sucessão ecológica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.