Veja os passos para organizar as finanças neste final de 2023

Com a chegada do final de ano, muitos trabalhadores contam com pagamentos extras, como 13º salário, participação de lucros da empresa, entre outros. No entanto, o período também é repleto de festas, presentes, viagens, o que faz os gastos também aumentarem. Dessa forma, o fim de ano é o momento certo para aqueles que desejam organizar suas finanças, evitando dívidas no começo do próximo ano.

Nesse sentido, o blog do Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo, trouxe diversas dicas para os brasileiros que desejam planejar e organizar suas finanças neste final de ano. Confira a seguir.

Dicas para organizar as finanças no fim de ano

Como dito, o final de ano é uma época em que o trabalhador conta com pagamentos extras, mas também com altos gastos. Sendo assim, a primeira dica é listar todo o dinheiro que irá entrar e sair da conta.

Primeiro, é importante saber exatamente quanto dinheiro estará sobrando, devido ao 13º salário, por exemplo. Em seguida, sabendo qual o valor disponível, o consumidor deve planejar a melhor maneira de utilização, seja com presentes, festas, viagens, entre outras coisas.

Outra dica muito importante para organizar as finanças é listar exatamente quais são as despesas físicas para os últimos meses, assim como contas que podem estar atrasadas. A lista deve conter gastos com a casa, transporte, faculdade, escola, alimentação, academia, cartão de crédito, e qualquer outro gasto necessário. Para as dívidas, deve-se calcular os juros e o tempo que o débito está em aberto, o que permite saber exatamente o valor devido, e qual dívida priorizar, se necessário.

Veja os passos para organizar as finanças neste final de 2023
Veja os passos para organizar as finanças neste final de 2023 Imagem: Canva

Após esses passos, é importante voltar para a lista de passeios e presentes feita anteriormente, com intuito de priorizar certos gastos, de acordo com as receitas, despesas e dívidas que foram mapeadas anteriormente.

O ideal para as finanças seria equilibrar os gastos com festas, presentes e passeios, com aqueles necessários para o pagamento das dívidas. No entanto, caso o consumidor perceba que possui muitas dívidas, talvez seja o momento de definir as prioridades neste cenário.

Após ter definido a renda, despesas, dívidas e custos para o final de ano, o próximo passo é organizar o orçamento. Para isso, basta colocar os valores em um papel, ou uma planilha no computador, separando entre renda, despesas e dívidas, para organizar as finanças. Por fim, é importante somar os gastos com as contas atrasadas, e comparar com as receitas.

Pagando as dívidas

Nas dívidas em atraso, com o passar do tempo o valor devido só aumenta devido aos juros, ou seja, é interessante realizar o pagamento o mais rápido possível. Sendo assim, a dica é utilizar o 13º salário para pagar as dívidas, assim que for recebido. Caso não seja suficiente para pagar tudo, quite as dívidas mais prioritárias, que são aquelas com um valor maior e maior taxas de juros.

Para as finanças no final de ano também é muito importante gastar com consciência, sabendo que nos primeiros meses do ano seguinte chegam contas como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro de automóvel, material escolar dos filhos, matrículas, entre outros gastos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.