LULA entrega lista de nomes para o Bolsa Família 2023

Governo eleito já indicou os nomes das pessoas que estão cuidando da área de pagamentos de programa sociais, como o Bolsa Família

O governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já indicou os nomes de todas as pessoas que são responsáveis pela área de Desenvolvimento Social. Este é o grupo de trabalho que tratará das questões de combate à fome, a partir de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil (Bolsa Família) e o vale-gás nacional.

A lista conta majoritariamente com nomes ligados ao PT, mas também há espaço para nomes de outros partidos. Chama atenção o fato de que o grupo não é uniforme politicamente falando. Há pessoas mais ligadas ao campo político da esquerda, e há quadros mais ligados com a centro-direita. Este grupo está analisando os dados do Ministério da Cidadania do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja a lista completa abaixo

Simone Tebet

O nome de Simone Tebet (MDB-MS) talvez seja o mais famoso dentre todos que fazem parte deste grupo. A senadora e advogada passou a ser conhecida nacionalmente nas eleições presidenciais deste ano. Ela terminou a disputa na terceira colocação, à frente de Ciro Gomes (PDT). No segundo turno, ela apoiou formalmente Lula e fez campanha para o petista.

Márcia Lopes

Márcia Lopes é filiada ao PT e tem formação em assistência social. Ela foi Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no segundo mandato do governo do ex-presidente Lula. Ela esteve no cargo entre março de 2010 e janeiro de 2011. Foi, portanto, a última ministra a comandar a pasta durante os governos do petista.

Tereza Campello

Tereza Campello é outra ex-ministra dos governos do PT. Ela tem formação em economia, e comandou a pasta do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ela foi a chefe desta pasta durante todos os anos dos dois mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Campello assumiu o cargo ainda em janeiro de 2011 e só saiu depois do impeachment em 2016.

André Quintão

Outro nome do PT que integra a lista de Desenvolvimento Social desta transição é o de André Quintão. Ele é deputado estadual pelo estado de Minas Gerais, e trabalhou na prefeitura de Belo Horizonte no cargo de analista de políticas públicas.

Bela Gil

Colunista e apresentadora de televisão, Bela Gil é filiada ao Psol e é conhecida por falar sobre alimentação saudável em seus programas. Em seus livros, Gil defende que a alimentação saudável esteja aliada com a preservação do meio ambiente. Ela é filha do ex-ministro da cultura de Lula, o cantor Gilberto Gil.

Reinaldo Takarabe

Reinaldo Takarabe é um dos nomes indicados pelo MDB para integrar este período de transição do governo Lula nos próximos meses. Atualmente, ele atua como secretário-executivo do MDB Nacional.

Renato Maluf

A lista se fecha com mais um nome do PT. Renato Maluf é filiado ao partido, mas atua mesmo como economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A lista do Bolsa Família

Como é possível notar, a lista conta com nomes de diferentes visões políticas, mas a grande maioria tem um histórico de crença no estado como o indutor para o desenvolvimento econômico. O que isto significa na prática? Indica que o governo de transição não deverá pensar duas vezes antes de gastar para bancar programas de transferência de renda.

Nos últimos dias, cresceu a ideia de que Simone Tebet poderia comandar a pasta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Contudo, Lula teria dito nos bastidores que deseja que esta pasta fique nas mãos do PT, como aconteceu durante todos os governos do Partido dos Trabalhadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.