Veja como usar o WhatsApp como ferramenta de vendas na sua empresa

Hoje ensinaremos como usar o Whatsapp para ter mais vendas na sua empresa

A cada dia que passa, o mundo se torna mais tecnológico. Hoje, temos acesso a uma ampla variedade de ferramentas que melhoram nosso dia a dia e estimulam novas formas de nos relacionarmos. É o caso das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Por isso que hoje, nós indicaremos como usar o WhatsApp como ferramenta de vendas na sua empresa.

A tecnologia agora é parte integrante da vida diária da maioria das pessoas, graças à proliferação da internet e de dispositivos móveis como smartfones. E as empresas podem aproveitar essa onda para conexões mais profundas com os clientes.

Como usar o WhatsApp como ferramenta de vendas na sua empresa?

Em resposta à crescente popularidade do WhatsApp entre as empresas e seus clientes, a Meta, fundadora do aplicativo de mensagens, lançou uma edição especial para negócios há alguns anos, chamada WhatsApp Business.

Esta versão do aplicativo inclui vários recursos projetados para melhorar a eficiência dos agentes de atendimento ao cliente e satisfação, como a capacidade de marcar mensagens como lidas, notificações automáticas de ausência e relatórios de mensagens lidas.

No entanto, apesar da ampla adoção da ferramenta, muitas empresas ainda lutam para entender como aproveitar melhor o WhatsApp como ferramenta de vendas. E são justamente essas diretrizes que apontaremos neste artigo. Confira!

Utilize tom cordial em suas mensagens

Para o aplicativo WhatsApp ser utilizado como ferramenta de vendas, primeiro é preciso entender como se comunicar com os clientes por meio da plataforma. Evite linguagem floreada e parágrafos longos em suas comunicações.

Em vez disso, tente um tom mais acessível. A escrita está no seu melhor quando tem um tom coloquial e soa como se fosse escrita pelo próprio autor. Não escreva em letras maiúsculas, pois fazer isso é considerado rude na linguagem da web.

Preste muita atenção antes de enviar o texto e confira as correções gramaticais feitas pelo próprio aplicativo para garantir uma comunicação digital sem erros.

Faça divulgações atualizadas de sua empresa

Manter seus clientes informados via WhatsApp é uma ótima ideia. Envie atualizações sempre que houver uma mudança na loja, como um novo número de telefone ou endereço, uma expansão de serviços ou novos produtos em estoque.

O aplicativo é possível de usar também no departamento de atendimento para oferecer atenção ao cliente. Ele pode obter atualizações sobre o serviço que está sendo prestado a ele, como quando um veículo está sendo preparado para venda ou quando um empréstimo está sendo aprovado.

WhatsApp como ferramenta de vendas na sua empresa- Reprodução Canva
WhatsApp como ferramenta de vendas na sua empresa- Reprodução Canva

Monitore o seu WhatsApp sempre

Possuir um WhatsApp empresarial significa respostas mais rápidas. Portanto, se você optar por usar esta ferramenta, deverá designar um membro específico para fornecer suporte ao vivo no site. Procure evitar que os clientes fiquem esperando por longos períodos, pois isso pode custar-lhe uma venda.

Um recurso da plataforma que permite o registro de mensagens de ausência automatizadas. Com isso, mesmo que o cliente comece um bate-papo após o expediente, a mensagem de “boas-vindas” pode ser uma solicitação de mais elementos sobre o que o usuário deseja para melhorar o acolhimento no dia posterior.

Forneça informações sobre descontos

Você tem possibilidade de utilizar o WhatsApp também para promover vendas e encontrar nova clientela. Atualmente, adicionou a função de lista de transmissão à ferramenta. É como uma lista telefônica, onde você compila os números de todos e envia a mesma mensagem para todos de uma vez.

Os perfis de clientes permitem que você personalize suas listas de mala direta para grupos específicos. Para tanto: Abra o WhatsApp, vá em Mais Opções > Nova Mensagem para criar uma nova lista. Em seguida, escolha os contatos que deseja adicionar à lista e finalize o processo.

Apenas se lembre de obter o consentimento de seus leads e clientes antes de enviar qualquer e-mail de marketing, conforme exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD).

Faça um catálogo digital para divulgar os produtos

Novos recursos constantes estão sendo adicionados ao WhatsApp Business em um esforço para impulsionar o desenvolvimento de relações comerciais entre empresas. O catálogo virtual do WhatsApp Business é uma das novidades. Nele, você pode listar os itens que tem à venda, juntamente com suas fotos, preços e uma breve descrição.

O recurso está disponível gratuitamente e pode utilizar simplesmente seguindo as instruções. O catálogo do aplicativo WhatsApp Business pode ser acessado abrindo o aplicativo e tocando no item de menu Mais opções > Configurações > Ferramentas de negócios > Catálogo.

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