Metaverso: conheça mais sobre a tecnologia que já é realidade no Brasil

A realidade virtual tem um grande potencial para a sua utilização

O metaverso tem se tornado um assunto recorrente não apenas nos noticiários, mas também nas redes sociais. Aos poucos as pessoas têm tomado conhecimento da tecnologia inovadora e do que ela irá representar para as pessoas nos próximos anos. Atualmente ele é uma ideia concreta já disponível no Brasil.

Todavia, algumas pessoas não se dão bem com novidades tecnológicas e acreditam que as inovações mais importantes são desenvolvidas e empregadas apenas em países mais desenvolvidos. De fato, os Estados Unidos e a Europa são regiões onde há um grande estímulo à pesquisas tecnológicas.

Felizmente o Brasil está incluído nos projetos ligados ao metaverso, com profissionais e empresários atentos ao seu potencial e utilização. Há espaço no país para a sua implementação, o que o torna um grande ator no cenário internacional, que pode contribuir para tornar a tecnologia mais comum  e palpável.

Em novembro de 2022 aconteceu o Creative Minds Roundtable, evento patrocinado pela Meta, de Mark Zuckerberg, o dono do Facebook. O acontecimento reuniu cerca de nove empreendedores e especialistas em tecnologia de nosso país. Eles discutiram o objetivo e futuro do metaverso no Brasil e no mundo.

Creative Minds Roundtable

No evento estiveram presentes Luciana Haguiara da Media.Monks, Nina Silva da Black Money e Konrad Dantas, da Kondzilla, entre outros representantes do nosso país. Analogamente, cada um levou consigo suas experiências relacionadas ao metaverso e sua utilização, e o modo como podem contribuir para esse universo.

Haguiara afirma que o evento Creative Minds Roundtable foi “uma junção de mentes brilhantes, com uma diversidade incrível, trazendo cada um a sua visão do que é o metaverso e como a gente pode construí-lo juntos no Brasil. E a riqueza de pensamentos que saiu desse encontro não tem preço”.

Existem inúmeros projetos e planos em desenvolvimento sobre o metaverso no Brasil atualmente. Durante o evento, foi assinalado a importância dos criadores no movimento relacionado à nova tecnologia. O assunto tem causado um grande impacto na internet, sendo discutido nas redes sociais e em grupos sobre o assunto.

A presença dos influenciadores na web já é um fato há muito tempo. Espera-se que eles também invistam no metaverso, fortificando sua presença no universo virtual. Acredita-se que a tecnologia possa aproximar ainda mais as pessoas, e os criadores (creators) são importantes por terem uma grande conexão com seu público.

Aplicações do metaverso

A princípio, o metaverso já vem sendo empregado há algum tempo. Em março de 2022 aconteceu o Metaverse Fashion Week, da plataforma Decentraland. Foram uma semana de desfiles com a participação de grandes marcas e de cerca de 108 mil pessoas, o que caracteriza um evento de grande sucesso. 

Durante o Metaverse Fashion Week, as pessoas puderam acompanhar o evento, comprar peças de roupas virtuais ou reais, para serem entregues em suas residências. Desse modo, além de ter tido um grande público, podemos destacar que o idealizador da semana de moda virtual foi uma brasileira, Giovanna Graziosi.

Um outro sucesso da utilização do metaverso, é o 55 Unity, um jogo de RPG construído por uma comunidade do Rio de Janeiro, que procura ser uma franquia multicanal, atuando não apenas no metaverso, mas em várias mídias. A história se passa na cidade carioca e é produzida pela startup brasileira Lumx Studios.

Estima-se que a tecnologia esteja em um momento de virada, com várias inovações e novidades surgindo a cada momento. Aliás, de acordo com a Bloomberg Intelligence, o setor pode movimentar US$800 milhões em 2024, em todo o planeta. O Brasil tem grandes chances de participar do metaverso, contribuindo com vários projetos.

O que é o metaverso

Apesar de o metaverso estar presente nos noticiários e nas redes sociais atualmente, muitas pessoas ainda não conhecem a tecnologia. Em síntese, ele nada mais é do que um mundo virtual que tem o objetivo de replicar e simular a realidade, através de aparelhos e equipamentos digitais.

Com a tecnologia, as pessoas deverão compartilhar o mesmo espaço virtual, trocando experiências e interagindo entre si. Ele é o somatório da realidade virtual, com a realidade aumentada e a internet. Em conclusão, o metaverso, pela sua importância, deve receber um grande aporte de investimentos em todo o mundo, inclusive no Brasil.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.