VEJA como consultar o resultado do seu benefício do INSS pelo CPF

O cidadão, seja ele, aposentado, pensionista, ou quem recebe qualquer categoria de benefício da Previdência Social, possui um número de identificação que tem o objetivo de comunicar quando o benefício foi aprovado através de carta que o INSS envia para residência do segurado.

Apesar de a consulta dos benefícios do INSS ser feita pelo código, em algumas situações o segurado pode fazer o acompanhamento utilizando o CPF. VEJA como consultar o resultado do seu benefício do INSS pelo CPF de três formas:

  • Fazendo o login por meio do Meu INSS;
  • Entrando em contato pelo telefone de Atendimento do INSS 135; e
  • Acessando o site da Previdência Social.

1) Consulta do resultado do seu benefício do INSS pelo CPF pelo Meu INSS

Por meio do Meu INSS, são diversos serviços gratuitos oferecidos. Utilizando o portal, aposentados, pensionistas e não-segurados conseguem conferir suas informações previdenciárias, consultar benefícios e realizar agendamentos e solicitações.

Para realizar a consulta, o segurado poderá fazer o login por meio de uma conta de acesso único do governo. Caso seja o primeiro acesso, o usuário deverá confirmar algumas informações cadastrais.

No momento em que estiver fazendo o login, o usuário deve acessar o “meu benefício”, na tela inicial. Caso obtenha mais de um benefício vinculado ao CPF, o segurado passará pelo mesmo processo para consultar. Vale lembrar que cada benefício tem um número único.

2) INSS: Central de atendimento 135

O cliente, por meio do atendimento na Central Telefônica do INSS no número 135, o beneficiário também consegue realizar suas consultas.

Durante o atendimento 135 – INSS, o segurado deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. As ligações não têm custo.

O atendimento está disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.

3) Site da Previdência Social

Por fim, mais um canal possível é o site. Através do portal, o cidadão poderá consultar o benefício do INSS. Para isso, basta selecionar guia INSS, em seguida escolher a opção “Consulta de situação de benefício”. Após ter acessado, o usuário deve clicar em “Acompanhar pedido” e a página será redirecionada para o Meu INSS.

Quem não possuir o número do NIS, o acompanhamento do processo de concessão do benefício pode ser feito através do CPF.

Veja também: 13º salário: Calendário ganha novas datas via INSS; veja quando sacar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.