Vale-gás: quem não está no Auxílio Brasil vai receber em dezembro?

Muita gente que não está no Auxílio Brasil quer saber se vai conseguir receber o vale-gás nacional ainda neste mês de dezembro

O Governo Federal segue firme na promessa de começar os pagamentos do vale-gás nacional ainda neste mês de dezembro. Mesmo diante de atrasos na liberação do crédito para fazer os repasses, eles acreditam que vai dar para pagar a primeira parcela do benefício ainda este ano. Mas afinal de contas, quem vai receber?

Pelo que se sabe oficialmente até aqui, o Governo está pedindo a liberação de crédito de cerca de R$ 300 milhões. Também já se sabe que eles irão pagar R$ 48 por pessoa. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está apontando neste momento. Essas informações nos levam a crer que cerca de 5,5 milhões serão atendidos em dezembro.

Quem são essas pessoas? O texto do projeto deixa claro que os brasileiros que irão receber o vale-gás nacional são aqueles que possuem perfil ativo no Cadúnico e que possuem uma renda per capita de no máximo meio salário mínimo. Além disso, recebem também aqueles que estão dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na semana passada, no entanto, o Governo Federal lançou um decreto que estabelece as preferências do recebimento do benefício. Receberão essa prioridade as pessoas que possuem famílias mais numerosas, que tenham as rendas per capitas mais baixas e que estão dentro do Auxílio Brasil.

E aí está a resposta para a nossa pergunta. Pelo menos em dezembro, dá para dizer que é muito pouco provável que o vale-gás nacional faça pagamentos para quem não está no Auxílio Brasil. Então, essas pessoas certamente ficarão sem nada neste final de ano, é o que diz o próprio Ministério da Cidadania.

Órfãos do Auxílio Emergencial

Essa certamente não é uma boa notícia para as pessoas que estavam no Auxílio Emergencial. De acordo com as informações oficiais, esse programa chegou a atender cerca de 39 milhões de brasileiros só este ano.

O Auxílio Emergencial chegou ao fim ainda no final do último mês de outubro, e desde então cerca de 25 milhões de pessoas ficaram sem nenhum tipo de renda. O próprio Ministro da Cidadania, João Roma, confirmou esse dado.

Imaginou-se que essas pessoas poderiam ter uma chance de entrar no vale-gás ainda este ano. Mas pelo que se sabe de informação até aqui, elas terão muita dificuldade de conseguir essa vaga. É a expectativa de momento.

Vale-gás vai inserir mais gente?

O Governo Federal ainda não confirma a ideia de que eles irão inserir mais gente no programa em questão. De acordo com informações de bastidores, eles ainda não bateram o martelo sobre esse assunto. Pelo menos não até agora.

O que o decreto do programa diz é que os dois primeiros pagamentos seguirão essa mesma lógica. Portanto, isso leva a crer que os usuários irão acabar ficando na casa dos 5,5 milhões pelo menos até fevereiro do próximo ano.

Vale lembrar ainda que o benefício em questão tem os repasses bimestrais. Então, por essa lógica, se o primeiro pagamento vai mesmo acontecer em dezembro, o segundo só aconteceria em fevereiro e assim seguiria pelos próximos cinco anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.