Vale-gás: Governo garante que novas pessoas poderão entrar no benefício

De acordo com o Governo Federal, número de usuários do vale-gás nacional deverá aumentar gradativamente nos próximos meses

O Governo Federal está começando nesta segunda-feira (14) os pagamentos da segunda leva do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas poderão receber esse benefício nesta semana. Isso significa um aumento de 100 mil indivíduos em relação ao que se viu em janeiro.

Ao mesmo tempo em que os pagamentos estão avançando, estima-se que cerca de 18 milhões de usuários estão na fila de espera. São brasileiros que cumprem todos os requisitos de recebimento do benefício, mas que por uma questão de falta de espaço no orçamento, estão precisando esperar até que novas vagas se abram.

Quando isso vai acontecer? Essa é uma pergunta que não tem uma resposta única para todo mundo. Como dito, cerca de 18 milhões de brasileiros estão nesta situação. Pelo que se sabe, o Palácio do Planalto não tem espaço no orçamento para pagar esse benefício para todas essas pessoas de uma só vez.

De qualquer forma, isso não quer dizer que novas entradas não irão acontecer. De acordo com o Governo Federal, há uma garantia de novos usuários passarão a fazer parte desse programa no decorrer deste ano de forma gradativa. Então se você não recebeu o montante em fevereiro, pode ser que acabe pegando essa quantia depois.

Em nota técnica divulgada nesta segunda-feira (14), o Ministério da Cidadania disse que a ideia central é fazer com que o número de usuários do vale-gás nacional se equipare ao do Auxílio Brasil, que agora em fevereiro está atendendo cerca de 18 milhões de pessoas. Mas isso só deve acontecer de fato por volta de setembro de 2023.

Olho nas eleições

Pelas regras gerais, o vale-gás nacional vai seguir fazendo pagamentos pelos próximos cinco anos, pelo menos. De acordo com a lei do programa, a ideia é que os repasses sejam feitos até dezembro de 2026.

A grande questão aqui é que a forma que esse benefício vai tomar para o próximo ano depende também da situação das eleições deste ano. É que o Governo eleito, seja ele o de Bolsonaro ou não, vai poder fazer essas mudanças.

Para este ano, portanto, nós sabemos que a fila não vai ser zerada, mesmo que ela vá diminuindo de tamanho no decorrer dos meses. A partir de 2023, tudo vai depender de uma série de outros fatores, incluindo aí as eleições presidenciais.

Vale-gás nacional

De acordo com informações do próprio Governo Federal, os pagamentos do vale-gás nacional começaram de fato ainda no final do último mês de dezembro. Mas naquele primeiro momento, apenas algo em torno de 100 mil indivíduos puderam pegar a quantia.

Segundo o Ministério da Cidadania, naquele momento apenas as pessoas que faziam parte do antigo Bolsa Família é que estavam podendo pegar o dinheiro em questão. Só a partir de janeiro deste ano é que esse cenário mudou.

Para receber o vale-gás nacional, o cidadão tem que ter cadastro ativo no Cadúnico e estar dentro dos limites de renda exigidos. Pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber o benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.