Dicas para acabar com manchas no piso

Aprenda dicas simples para acabar com as manchas e ter seu piso novo em folha!

Como acabar com manchas no piso? Se você tem alguma criança em casa, ou um animalzinho de estimação arteiro, com certeza deve lidar com o medo do chão ficar manchado com o excesso de bagunça. Para acabar com essa tormenta de uma vez por todas, hoje, 14 de fevereiro, iremos te dar umas dicas incríveis para você ficar por dentro. Confira. 

Saiba mais sobre como acabar com manchas no piso

Aprenda como acabar com as manchas no piso -- Reprodução Canva
Aprenda como acabar com as manchas no piso — Reprodução Canva

Querendo ou não, com o passar do tempo, o piso fica muito propício a adquirir manchas, por ser o alvo mais fácil dos chamados acidentes. Por isso é algo que precisa de limpeza e manutenção constante. Além de ser feias esteticamente, as manchas no piso podem também comprometer o revestimento, seja de qual material for.

O processo de limpar o piso de alguma mancha é muito simples, entretanto é preciso estar atento ao tipo de produtos que você vai usar nessa hora.

Saiba as dicas para acabar com manchas no piso

Confira então, logo abaixo, algumas das dicas para acabar com manchas no piso para você seguir corretamente de um jeito muito fácil, que pode ser aderido para qualquer tipo de sujeira no chão!

Piso encardido

Se o seu maior problema for o piso encardido, essa dica vai ser preciosa para você! Apenas com três simples ingredientes você garantirá que seu piso volte a ficar limpo novamente. Quer saber como? Então veja.

Caso seu piso seja de cerâmica, o processo fica muito mais fácil, pois a sujeira sai mais facilmente. Para limpar o encardido, você precisará de água, vinagre e bicarbonato de sódio, com um pouquinho de detergente desengordurante. Prepare a mistura em um recipiente em quantidade suficiente para todo o seu piso. O ideal é que, na hora da faxina, não tenha nenhum móvel atrapalhando, pois, a higienização ficará mais fácil se despejar essa mistura diretamente no local encardido.

Escove a superfície suja com uma escova de cerdas grossas, ou com uma vassoura. Passe um pano úmido para remover o excesso desse líquido e, se necessário, faça uso de um rodo. Ao finalizar, certifique- se de que está tudo seco.

Piso laminado de madeira

Os pisos de madeira não combinam muito bem com umidade, então despejar água neles não daria certo e poderia prejudicar sua estrutura. Resolva isso de duas formas:

A primeira, é fazer uma solução colocada em um borrifador com água e detergente. Mesmo não sendo um aliado da água, ao borrifar o produto o piso não será prejudicado. Misture então o vinagre e o detergente com a água dentro do recipiente e agite bem. Espirre a solução no chão e esfregue com o auxílio de um pano úmido, ou uma escovinha. Para finalizar é só passar um pano seco por cima.

Já a segunda, utilize um pano umedecido em uma solução com água sanitária e um pouco de sabão em pó. Basta esfregar a superfície manchada fazendo certa força e pressão. Apesar de bem eficiente, essa dica não deve ser seguida frequentemente e aderida apenas quando a mancha estiver muito ruim de sair!

Limpeza diária

Na limpeza diária ou rotineira você pode limpar o piso sem muito esforço, essa higienização constante serve até para que você não tenha sujeiras enormes para lidar, além de trazer benefícios para a saúde.

Você só precisa, sempre que for fazer a limpeza, diluir em água um pouco de detergente desengordurante próprio para tarefas domésticas além da louça. Umedeça um pano nessa misturinha e, se preferir, adicione um produto de limpeza cheiroso para deixar o ambiente mais agradável. Passe então o pano úmido no chão com o auxílio de uma vassoura e deixe secar naturalmente, a não ser que seu piso seja de madeira, nesse caso você precisará secar com um pano seco.

Limpeza pesada

A limpeza pesada é quase igual a limpeza mais suave, mas, a única diferença, é que você precisará fazer um trabalho muito mais braçal e redobrar seu esforço.

Faça o processo de despejar a mistura no chão e esfregar com força todas as regiões, principalmente as que estão aparentemente mais sujas. Você pode usar um produto cheiroso para perfumar o ambiente, isso fica a seu critério.

Cuidados extras

Nunca use produtos abrasivos na hora da faxina em casa! Sendo assim, prefira sempre produtos e misturinhas caseiras que você fez, ou até mesmo produtos de limpeza industrializados. Qualquer coisa abrasiva pode comprometer seu piso em diversos aspectos, então tome muito cuidado ao escolher que tipo de produto usar e, é claro, siga nossas dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.