Vale-Gás de R$52: não tem conta na Caixa? Veja como receber o benefício

Muita gente que não tem conta na Caixa Econômica Federal quer saber como vai fazer para receber o vale-gás nacional

O Governo Federal está neste momento na primeira semana de pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5,4 milhões de pessoas estão recebendo o benefício em janeiro. Nesta primeira semana, pelo menos quatro grupos irão pegar a quantia.

Mas como fica a situação para as pessoas que não possuem uma conta na Caixa? Como elas fazem de fato para pegar esse dinheiro? Elas precisam ir até uma agência para fazer a abertura? De acordo com o Ministério da Cidadania, todas essas perguntas possuem respostas já definidas.

Segundo o Ministério da Cidadania, ninguém que entra no vale-gás nacional precisa se preocupar com a questão da conta. Isso porque se você não tem uma, basta esperar porque o próprio banco vai criar uma para você automaticamente. Não é preciso fazer um pedido para que isso aconteça.

Basicamente a forma de movimentação do vale-gás nacional é a mesma que vemos no Auxílio Brasil. O cidadão vai receber o dinheiro exatamente na mesma conta. Além disso, eles também poderão usar o app do Caixa Tem para fazer a movimentação da quantia. É como se fossem um mesmo benefício.

Digitalmente, o cidadão vai poder usar o dinheiro do Caixa Tem para uma série de situações. É possível fazer pagamentos de boletos, realizar compras online ou até mesmo fazer transferência para outras contas. Com o cartão do Auxílio Brasil você também consegue movimentar o vale-gás nacional.

Quem tem direito ao vale-gás

De acordo com as regras do próprio Ministério da Cidadania, têm direito ao vale-gás nacional as pessoas que estão no Cadúnico e que recebem até meio salário mínimo de maneira per capita.

Além disso, também podem receber o vale-gás os cidadãos que estão dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São idosos com mais de 65 anos e pessoas com algum nível de deficiência física e/ou intelectual.

Ainda de acordo com o Governo Federal, eles irão dar preferência para as mulheres vítimas de violência doméstica. São cidadãs que neste momento estão sob medidas protetivas. Elas também poderão ganhar o vale-gás nacional.

Quem vai poder receber

Mas nem todo mudo que tem direito ao vale-gás vai receber de fato o valor do programa. Na verdade, a grande maioria dessas pessoas não vai conseguir entrar agora. Dos cerca de 24 milhões de elegíveis, apenas 5,4 milhões poderão pegar a quantia.

De acordo com o Governo Federal, isso vai acontecer porque não haveria espaço dentro do orçamento para pagar o dinheiro para todo mundo. Por isso, eles acabaram criando uma nova portaria limitando esse recebimento.

A partir de agora, sabe-se que o valor do vale-gás nacional vai ser depositado preferencialmente para os usuários que estão no Auxílio Brasil, que possuem rendas per capita menores e que possuem famílias mais numerosas. É o que se sabe, pelo menos até este exato momento. Agora é esperar para saber se esse sistema vai seguir pelos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.