Vale Gás começa a ser pago nesta segunda (12); veja o valor e quem recebe

Os beneficiários que possuem NIS final 1 receberão nesta segunda-feira (12)

A Caixa Econômica Federal anunciou que o pagamento do Vale Gás irá começar na próxima segunda-feira (12). Assim, esta será mais uma rodada de pagamentos, que acontecem a cada 2 meses para os beneficiários do programa.

Auxílio Gás é um programa de distribuição de renda criado pelo Governo Federal. O seu objetivo é diminuir os impactos do constante aumento dos preços do gás de cozinha para as famílias mais pobres. Assim, as famílias contempladas recebem o benefício a cada 2 meses.

O último calendário de pagamentos foi em outubro. Assim sendo, em novembro as famílias não receberam o valor, mas receberão neste mês de dezembro. Confira todas as informações sobre os pagamentos a seguir.

Qual o valor do Vale Gás em dezembro de 2022?

O projeto inicial do programa Vale Gás previa o pagamento do equivalente a 50% do valor médio nacional do gás de cozinha. Sendo assim, o seu valor muda a cada distribuição, uma vez que o valor médio nacional pode sofrer alterações ao longo dos meses.

No entanto, há alguns meses, o governo determinou o pagamento do equivalente a 100% do preço médio. Assim, as famílias poderão ter renda suficiente para arcar com o valor integral do botijão de gás e auxiliar a renda familiar.

Todos os meses, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulga o valor médio nacional do gás de cozinha dos últimos 6 meses. Em dezembro, a ANP já anunciou que o preço médio nacional ficou em R$ 112. Dessa forma, este será o valor que os beneficiários do Vale Gás irão receber a partir desta segunda-feira (12).

O pagamento do benefício é realizado de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) de cada cidadão. As pessoas que irão receber nesta segunda (12) são aquelas que possuem o NIS final 1.

A seguir, confira o calendário de pagamentos completo do Vale Gás em dezembro de 2022:

  • Final de NIS 1: 12 de dezembro
  • Final de NIS 2: 13 de dezembro
  • Final de NIS 3: 14 de dezembro
  • Final de NIS 4: 15 de dezembro
  • Final de NIS 5: 16 de dezembro
  • Final de NIS 6: 19 de dezembro
  • Final de NIS 7: 20 de dezembro
  • Final de NIS 8: 21 de dezembro
  • Final de NIS 9: 22 de dezembro
  • Final de NIS 0: 23 de dezembro

Quem tem direito ao Vale Gás?

Em primeiro lugar, para fazer parte dos beneficiários do Auxílio Gás, a sua família precisa estar cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. É através dessa base de dados que o governo consegue identificar as famílias que se enquadram nos requisitos do programa.

A seguir, confira os requisitos para ter direito ao benefício:

  • Ter renda familiar per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo mensal;
  • Ter algum integrante familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • A prioridade será para as mulheres vítimas de violência doméstica, que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Como se cadastrar no CadÚnico?

Em primeiro lugar, você precisa fazer o pré-cadastro no aplicativo Cadastro Único pelo seu celular. Esta é a primeira etapa que reunirá informações básicas sobre os integrantes da sua família.

Esta primeira etapa é opcional, mas pode agilizar o seu atendimento presencial. Siga o passo a passo para se cadastrar:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo Cadastro Único no seu celular;
  2. Ao abrir o app, procure pela opção pré-cadastro;
  3. Siga as orientações da tela e informe todos os documentos solicitados.

Após realizar o pré-cadastro no CadÚnico, o responsável familiar terá até 120 dias para comparecer ao CRAS (Centro de Referências e Assistência Social) do seu município para completar o cadastro.

Mas é importante ficar atento! Isso porque o CRAS da sua cidade pode necessitar de agendamento prévio. Por isso, entre em contato com o CRAS do seu bairro para maiores informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.