Auxílio Emergencial: prorrogação já é dada como certa no Planalto

De acordo com informações de bastidores, membros do Palácio do Planalto já dão a prorrogação do Auxílio como uma realidade

Depois de meses dizendo que o Auxílio Emergencial não passaria por uma nova prorrogação, o Governo Federal parece ter mudado de ideia. De acordo com informações de bastidores, membros do Palácio do Planalto já dão como certa a ideia de pagar o benefício por mais alguns meses.

Oficialmente, o Governo Federal ainda não confirma essa informação. Isso quer dizer portanto que neste momento o que se sabe é que o Auxílio Emergencial vai acabar mesmo em outubro. No entanto, é muito provável que o Palácio do Planalto faça o anúncio da prorrogação do programa a qualquer momento.

Ainda de acordo com informações de bastidores, eles ainda não fizeram esse anúncio porque não chegaram a um acordo sobre alguns detalhes. Neste momento, por exemplo, ainda não se sabe quantos meses o projeto vai ter pela frente. Também não se sabe se os valores seguirão os mesmos.

Segundo informações da imprensa, membros do Governo estão inclinados a aprovar uma prorrogação por mais seis meses. Caso isso se confirme, o programa acabaria entrando portanto no ano de 2022. E poderia chegar ainda mais próximo das eleições do próximo ano. A avaliação é que isso poderia ser bom para Bolsonaro.

Outro ponto que ainda falta discutir é a questão do patamar de pagamentos. Há, dentro do Governo Federal, quem defenda que o Planalto deveria seguir fazendo liberações, mas com valores ainda mais baixos. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o nível dos repasses varia entre R$ 150 e R$ 375.

Auxílio Emergencial

Depois de um hiato de três meses sem nenhum tipo de pagamento, o Governo retomou os repasses do Auxílio Emergencial no último mês de abril. Só que desta vez, o benefício retornou em uma versão bem mais modesta.

Os valores e a quantidade de beneficiários caíram. Pelo menos é isso o que mostram os dados do Ministério da Cidadania. A ideia inicial era pagar esse programa até o último mês de julho. No entanto, com a pandemia ainda em situação crítica, o Governo achou melhor prorrogar os pagamentos.

Agora, o que se sabe mesmo é que o programa vai durar até o final de outubro. Na prática, isso significa dizer que falta apenas mais um pagamento para o fim do projeto. Como dito, no entanto, isso deve mudar a qualquer momento.

Novo Bolsa Família

Mas de acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a prioridade “número zero” do Governo Federal segue sendo o Auxílio Brasil. Esse é o programa que deve substituir o Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro.

Para este ano, este projeto já está garantido, mas isso não está deixando o Governo menos preocupado. É que ainda falta saber como eles irão conseguir espaço no orçamento para fazer esses repasses a partir de 2022.

Neste momento, o Ministro da Economia está tentando convencer o Congresso Nacional a aprovar uma série de textos que abririam espaço no Orçamento. Entre eles, por exemplo, está a PEC dos precatórios. Esse texto está na Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.