URGENTE! Servidores do INSS prometem entrar em greve nesta semana

De acordo com servidores, presidência do INSS já foi informada sobre greve dos servidores que acontecerá nesta semana

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram que entrarão em greve nesta semana. A paralisação tem como objetivo pressionar a presidência da autarquia a pagar um reajuste salarial para essa classe trabalhista. O plano é que o protesto aconteça nesta quarta-feira (23).

De acordo com organizadores do movimento grevista, o plano inicial é que a paralisação não tenha tempo determinado. Portanto, isso quer dizer que as pessoas começarão a entrar em greve na quarta-feira (23) e não terão uma data exata para o reinício das atividades. O documento que informa a realização do protesto está nas mãos do presidente do Instituto, José Carlos de Oliveira, desde a última quinta-feira (18).

Nesse texto, os servidores do INSS pedem para que a autarquia conceda um reajuste salarial de 19,99%. De acordo com a diretora da Federação Nacional de Sindicatos em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Laurizete Araújo Gusmão, esse patamar ajudaria a cobrir as perdas dos últimos três anos.

Entretanto, esse não é o único pedido desse grupo de servidores do INSS. Ainda de acordo com o documento, esses trabalhadores também pedem para que o Governo Federal revogue o processo de aprovação da Reforma Administrativa que está em tramitação no Congresso. Na oportunidade, eles pedem também o fim da regra do teto de gastos públicos.

Na última semana, servidores do Banco Central (BC) aprovaram o início das paralisações diárias de quatro horas em seus serviços. Ainda nesta semana, eles deverão decidir se seguem o caminho dos trabalhadores do INSS e aderem também uma greve a partir do próximo dia 23. Procurado, o Governo não se manifestou sobre esse assunto.

O que muda para o segurado?

Mas o que de fato essa possibilidade de greve muda para os segurados do INSS? De acordo com as análises de especialistas, essa nova paralisação dos servidores do Instituto pode atrasar o ritmo de atendimento dos cidadãos.

O número de pessoas que estão na fila de espera por atendimentos para a realização de perícia médica subiu de pouco mais de 635 mil para 828 mil em um intervalo de um ano entre os meses de março de 2021 e  2022. A tendência é que esse número cresça mais uma vez com essa nova paralisação.

Hoje, ainda com base nos números do próprio INSS, o tempo médio de espera para ser atendido em uma perícia médica para concessão de benefícios é de 69 dias. Agora, a possibilidade de aumento desse período médio também existe.

Antecipação do 13º do INSS

No final da última semana, o Governo Federal anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS. De acordo com o próprio Planalto, os repasses acontecerão entre os meses de abril e junho.

Normalmente, os pagamentos do 13º salário acontecem para os aposentados apenas no segundo semestre. No entanto, nos últimos dois anos o Governo optou por fazer essa antecipação com o objetivo de diminuir a crise da Covid-19 entre as pessoas mais vulneráveis.

Até aqui, não há nenhum tipo de mudança prevista neste processo de antecipação do 13º salário, ou seja,  mesmo com a promessa de greve dos servidores do Instituto, o calendário de pagamentos do adicional segue valendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.