URGENTE! DEVOLUÇÃO do Auxílio Emergencial de mais de 600 mil via SMS

De acordo com as informações do Governo, pessoas que receberam Auxílio sem ter direito terão que devolver benefício agora

Cerca de 625 mil brasileiros estão recebendo mensagens do Ministério da Cidadania. A ideia da pasta é orientar essas pessoas no processo de devolução do Auxílio Emergencial. Esses cidadãos estão recebendo esses avisos através do SMS no celular.

De acordo com o Ministério da Cidadania, as pessoas que estão recebendo esses avisos são aquelas que chegaram a receber pelo menos uma parcela do Auxílio Emergencial sem que tivessem direito ao mesmo. Por isso, eles agora estão sendo cobrados para que devolvam esse dinheiro aos cofres públicos.

Tecnicamente, dois grupos de usuários estão recebendo essas chamadas agora. O primeiro é formado por aquelas pessoas que foram declarar o imposto de renda este ano e receberam o aviso de que teriam que devolver o Auxílio Emergencial. São brasileiros que, mesmo recebendo essa notificação, não fizeram a devolução do dinheiro.

Além disso, o Ministério informa também que está fazendo essas cobranças para as pessoas que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do aplicativo ainda no início dos pagamentos no ano passado. Mas mesmo recebendo o dinheiro, eles não tinham o direito de pegar a quantia. Eles teriam conseguido burlar o sistema.

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial chegou oficialmente ao fim ainda no final do último mês de outubro. De acordo com o Ministério da Cidadania, quase 70 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma parcela do benefício. Isso considerando o período de pagamentos que começou ainda em 2020.

Outros casos

De acordo com o próprio Governo Federal, há ainda uma terceira situação. Essa, no entanto, é um pouco menos comum. É o grupo de pessoas que além do Auxílio Emergencial, estavam recebendo outros benefícios do Planalto.

Estamos falando aqui, por exemplo, da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do seguro-desemprego e do benefício emergencial do Programa de Manutenção do Emprego e Renda (Bem), por exemplo.

Não é a primeira vez

De acordo com o Ministério da Cidadania, esta não é a primeira vez que eles pedem a devolução do Auxílio Emergencial para as pessoas. Isso já aconteceu recentemente há cerca de dois meses. É o que se sabe.

Segundo a própria pasta, eles conseguiram até aqui o reembolso de cerca de R$ 66,3 milhões. Esse foi o montante que as pessoas conseguiram devolver para o Governo no primeiro lote de envio de mensagens.

Site para devolução do Auxílio

Vale lembrar que o Governo Federal tem um site específico para a devolução do Auxílio Emergencial. Nesta mensagem por SMS, o Planalto está enviando uma espécie de link para que as pessoas insiram os seus dados pessoais.

Este site de devolução chegou a ficar quase um mês fora do ar justamente no momento dos pedidos de devolução da primeira vez. Por isso, há um temor de que neste novo grupo, isso acabe acontecendo novamente. O Governo não falou sobre o assunto. Pelo menos não até aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.