Unicamp encerra inscrições para Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas nesta semana

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerra nesta semana as inscrições para duas modalidades de ingresso nos cursos de graduação em 2022: Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas. 

De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), as inscrições para o Vestibular Indígena vão até o dia 20 de janeiro, próxima quinta-feira. Já o período de inscrição para a seleção das Vagas Olímpicas termina na próxima sexta-feira, dia 21 de janeiro

Para ambas as modalidades, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet. 

Vestibular Indígena

Neste ano, o Vestibular Indígena da Unicamp foi unificado ao da UFSCar. De acordo com a Comvest, a Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos, e a UFSCar oferece até duas vagas, em 65 diferentes opções de cursos.

Esse processo seletivo contará com a aplicação de provas em Bauru e Campinas (SP); Dourados (MS); Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga (AM); e em Recife (PE). Conforme o edital, as provas para ambas as universidades serão iguais e serão aplicadas no dia 13 de março.

A prova será em língua portuguesa e será composta da seguinte maneira:

  •   Linguagens e códigos (14 questões);
  • Ciências da Natureza (12 questões);
  • Matemática (12 questões);
  • Ciências Humanas (12 questões);
  • Redação.

Ainda de acordo com o edital, a lista de aprovados em 1ª chamada será divulgada no dia 18 de abril.

Vagas Olímpicas

Segundo a Comvest, a oferta para essa modalidade de ingresso é de 122 vagas em diversos cursos. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso.

Para as vagas olímpicas, podem realizar a inscrição estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, como as olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Química, História e Robótica, por exemplo.

De acordo com o edital, os documentos comprobatórios da premiação ou da participação na competição devem ser enviados no ato da inscrição. A Unicamp aceitará até dois comprovantes por candidato, ou seja, um comprovante para cada opção de curso.

A divulgação do resultado, com a lista de aprovados em 1ª chamada, está prevista para o dia 21 de fevereiro. Veja mais detalhes no edital das Vagas Olímpicas de 2022.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep abre hoje (17) o período de Inscrições para 1ª etapa do Revalida 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.