Auxílio Emergencial: por que o meu retroativo ainda não foi depositado?

De acordo com o Ministério da Cidadania, parcela única do retroativo do Auxílio Emergencial já foi depositada na conta dos usuários

O Governo Federal anunciou ainda na última semana que já realizou o depósito do retroativo do Auxílio Emergencial para pais solteiros. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 800 mil cidadãos puderam receber esse dinheiro na última quinta-feira (13) em uma única parcela.

Acontece que de acordo com relatos nas redes sociais, alguns pais que estavam esperando por esses pagamentos não conseguiram encontrar o dinheiro na conta deles. Isso é um problema já que se sabe que o Ministério da Cidadania não está pagando o benefício de maneira intercalada. Todo mundo recebeu na mesma data.

Caso você não esteja encontrando o dinheiro no Caixa Tem, a dica é revisar todas as suas contas do banco. Algumas pessoas estão dizendo que os pagamentos estão instáveis. Então há uma chance de que o montante tenha caído em outro lugar, e não necessariamente nesses aplicativos.

Se você procurou em todas as contas e não achou nada, outra dica é ir até uma agência da própria Caixa em horário de atendimento. Ao falar com um atendente, a ideia é pedir para que ele consulte o seu CPF para saber se algum dinheiro do auxílio caiu em alguma conta sua. É portanto uma espécie de varredura.

Se nem assim deu certo, você pode perguntar para o mesmo atendente o que foi que de fato aconteceu para que você não tenha recebido o dinheiro. Sabe-se que atrasos não são comuns nesses casos. Então o mais provável é que se trate mesmo de um problema no seu perfil. O Governo não considerou que você tenha o direito de receber esse retroativo.

O que posso fazer para resolver a situação?

Se você seguiu todos esses passos e mesmo assim não concorda com a decisão do Governo de não lhe pagar, talvez seja a hora de procurar uma espécie de ajuda externa. Possivelmente, a principal dica seja a Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com as informações oficiais, existem vários agentes que estão prontos para guiar o cidadão na busca pela recuperação desse dinheiro. Isso, aliás, vale não apenas para o retroativo, como também para outros pontos.

Estima-se que milhares de pessoas estejam esperando a conclusão de processos contra o Governo relacionados ao Auxílio Emergencial. Segundo relatos nas redes sociais, boa parte deles consegue recuperar o dinheiro perdido.

Retroativo do Auxílio Emergencial: quem tem direito

Conforme informações do próprio Governo Federal, possuem direito ao dinheiro do retroativo apenas os pais solteiros. São brasileiros que chegaram a receber pelo menos uma parcela do Auxílio Emergencial em 2020.

Mas atenção: isso só vale para as pessoas que receberam esse dinheiro entre os meses de abril e agosto daquele ano, o que costuma-se chamar de primeira fase do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Esses homens receberam R$ 600 por mês, quando na verdade deveriam ter recebido R$ 1,2 mil. Então devido a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro, eles puderam voltar e pegar a diferença agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.