Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.5/5 - (2 votes)

Auxílio Emergencial: por que o meu retroativo ainda não foi depositado?

De acordo com o Ministério da Cidadania, parcela única do retroativo do Auxílio Emergencial já foi depositada na conta dos usuários

O Governo Federal anunciou ainda na última semana que já realizou o depósito do retroativo do Auxílio Emergencial para pais solteiros. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 800 mil cidadãos puderam receber esse dinheiro na última quinta-feira (13) em uma única parcela.

Acontece que de acordo com relatos nas redes sociais, alguns pais que estavam esperando por esses pagamentos não conseguiram encontrar o dinheiro na conta deles. Isso é um problema já que se sabe que o Ministério da Cidadania não está pagando o benefício de maneira intercalada. Todo mundo recebeu na mesma data.

Caso você não esteja encontrando o dinheiro no Caixa Tem, a dica é revisar todas as suas contas do banco. Algumas pessoas estão dizendo que os pagamentos estão instáveis. Então há uma chance de que o montante tenha caído em outro lugar, e não necessariamente nesses aplicativos.

Se você procurou em todas as contas e não achou nada, outra dica é ir até uma agência da própria Caixa em horário de atendimento. Ao falar com um atendente, a ideia é pedir para que ele consulte o seu CPF para saber se algum dinheiro do auxílio caiu em alguma conta sua. É portanto uma espécie de varredura.

Se nem assim deu certo, você pode perguntar para o mesmo atendente o que foi que de fato aconteceu para que você não tenha recebido o dinheiro. Sabe-se que atrasos não são comuns nesses casos. Então o mais provável é que se trate mesmo de um problema no seu perfil. O Governo não considerou que você tenha o direito de receber esse retroativo.

O que posso fazer para resolver a situação?

Se você seguiu todos esses passos e mesmo assim não concorda com a decisão do Governo de não lhe pagar, talvez seja a hora de procurar uma espécie de ajuda externa. Possivelmente, a principal dica seja a Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com as informações oficiais, existem vários agentes que estão prontos para guiar o cidadão na busca pela recuperação desse dinheiro. Isso, aliás, vale não apenas para o retroativo, como também para outros pontos.

Estima-se que milhares de pessoas estejam esperando a conclusão de processos contra o Governo relacionados ao Auxílio Emergencial. Segundo relatos nas redes sociais, boa parte deles consegue recuperar o dinheiro perdido.

Retroativo do Auxílio Emergencial: quem tem direito

Conforme informações do próprio Governo Federal, possuem direito ao dinheiro do retroativo apenas os pais solteiros. São brasileiros que chegaram a receber pelo menos uma parcela do Auxílio Emergencial em 2020.

Mas atenção: isso só vale para as pessoas que receberam esse dinheiro entre os meses de abril e agosto daquele ano, o que costuma-se chamar de primeira fase do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Esses homens receberam R$ 600 por mês, quando na verdade deveriam ter recebido R$ 1,2 mil. Então devido a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro, eles puderam voltar e pegar a diferença agora.

4.5/5 - (2 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

20 Comentários
  1. Sheila Inacio Pereira Diz

    Sou mãe solteira , não tenho nenhuma renda. beneficiaria do Auxilio Brasil , com 45 anos , não tenho saúde pra trabalhar ! meu ultimo ano de carteira assinada foi dado baixa em 2012 . O INSS nunca quiz me dar auxilio doença pra mim pelo menos poder arcar com meu tratamento. tenho um filha de 2 anos que na época tinha 5 meses .mas nunca consegui receber as duas cotas do auxilio emergencial ! só recebi 600 reais como se fosse uma pessoa comum desempregada !

  2. Luiz Antonio de Souza Diz

    E eu que não recebi o retroativo, eu peguei auxílio emergência de abril até agosto e até agora. O que faço

  3. Valdir Diz

    Sou pai solteira e viúvo não recebo nenhum benefício do governo mim bloquearam pra auxiliar emergência de pai criar filho só

  4. Lilian da silva Diz

    Faz 8 meses q parei de receber meu auxílio e sempre q entro diz q estou no seguro desemprego sabendo q já não recebo faz tempos o meu seguro.
    Estou cadastrada no bolsa família e meu auxílio foi cancelado e gostaria de saber pq.
    Só recebi 2 parcelas de 375 reais e não mais sabendo q estou desempregada faz tempos.

  5. Ederson Otávio g da rosa Diz

    Bom dia… ontem eu fui lá na caixa econômica federal.
    Meu filho foi junto e tivemos a grande decepção que não tinha nenhum real do retroativo…eu sou cadastrado no bolsa família e recebi 5 parcelas de 600 no ano de 2020 e 2021 peguei 250 7 parcelas…
    Está tudo certo.hj em dia pego auxílio Brasil de 400 real.. Então me encaixo em todo perfil meu filho chorou muito ao saber que não tinha os 3000 mil pra ele comprar material escolar calçado e roupa… isso cortou meu coração,se tiver alguém que queira nós ajudar só tenho a agradecer.
    45 999823129. Qualquer advogado obrigado.
    Sou pai solteiro e cadastrado no bolsa família dês de 2017….

  6. Agostinho chosei yanai Diz

    Eu me chamo Agostinho chosei yanai ainda não recebi o auxílio emergencial sou pai solteiro o que falta para comprovar

  7. Daniele Diz

    Recebo o bolsa família, o meu foi cancelado injustamente na hora que eu mais precisava

  8. Rejani Kátia Alves Silva Diz

    Recebi as de abril e a de maio cancelaram a junho, julho e agosto,recebi somente em janeiro de 2021 no valor de 1200 cada, porém as parcelas de 600 reais, da prorrogação de 2020, não recebi nada até agora..

  9. Rejani Kátia Alves Silva Diz

    Recebi de abril a agosto,porém as parcelas de 600 reais, da prorrogação de 2020, não recebi nada até agora..

  10. Eloren Diz

    Sou mãe solteira e não recebi nem a parcela de 600 e nem esse retroativo,o único auxílio que recebi foi o que havia sido liberado no inicio da pandemia pois fiquei desempregada e as parcelas de 300 reais,ano passado não recebi nada e nem esse novo

  11. Humberto do amaral garilho Diz

    Eu sou pai solteiro recebi as 5 parcelas de 600 reais entre abril e agosto de 2020 e não recebi o retroativo

  12. Arinaldo figueiredo da silva Diz

    Eu sou pai solteito e ñ recebir o retrativo pq se eu recebi as parcelas de 600 reias

  13. ITAMAR RAFAEL ARCANJO Diz

    SOU PAI SOLTEIRO,ME ENCAIXO NO PERFIL PARA RECEBER O RETROATIVO,PORÉM ATÉ HOJE,NÃO HÁ SINAL DE NADA NO CAIXA TEM,CRIO MINHA FILHA DESDE OS SEIS ANOS,NÃO RECEBO NENHUM BENEFÍCIO DO GOVERNO,MINHAS ANÁLISES PARARAM NA TERCEIRA E ÚLTIMA FASE EM OUTUBRO,O QUE POSSO FAZER?SOU ELEGÍVEL VIA CADÚNICO…

  14. Roseane Ludugero Pinheiro Gomes Diz

    Oi ,bom dia me chamo Roseane Ludugero Pinheiro Gomes, recebia o auxilio emergencial já que sou viúva e não recebo pensão nenhuma ,depois de alguns meses foi bloqueado por que alegaram que eu e minha filha tínhamos um vínculo público e.nenhima de nós trabalha, tentei várias vezes mais pra mim não aparece a opção para contestar.,estou sem receber e isso me faz falta .

  15. Marilene Cristina da Silva Diz

    Eu não recebi as parcelas de 400 reais…pq o meu auxílio demorou para ser aprovado e alegaram que eu não tenho direito…
    O certo era pagar para todos mundo que não recebeu auxílio emergencial corretamente como deveria

  16. Carlos Roberto Da Silva barbosa Diz

    O meu retroativo também não caiu sacanagen eu me enquadro no retroativo

  17. Roque Diz

    ..o governo disse que depositou, no entanto não aparece nada no meu saldo…isso é uma vergonha.

  18. Michel Silva Diz

    No meu caso fui contemplado com o direito de receber meu auxilio emergencial retroativo mas,na caixa econômica não encontrei e nem no caixa tem,vou correr atrás porque esse pagamento que está sumido vai ter que aparecer.

  19. Michel Silva Diz

    No meu caso fui contemplado com o direito do retroativo emergencial mono parental mas,o dinheiro não caiu no caixa tem e no banco não encontraram nada e pediram pra esperar mais um pouco,se não resolver lá vai eu para o ministério público.

  20. William Diz

    Isso é uma mentira um jogo político, que vai matar uita gente do coração e ansiedade, Primeiro que se existe um valor destinado ao pagamento por lei, desse benefício, está caracterizado desvio de verba pública. Onde estão os deputados? Que país, que governo! O ser humano ainda especula a desgraça alheia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.