Unicamp encerra inscrições para a 39ª OMU nesta quinta-feira (6)

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Imecc-Unicamp) encerrará nessa quinta-feira, dia 6 de abril, o período de inscrição para a 39ª edição da Olimpíada de Matemática (OMU). Portanto, as inscrições serão recebidas até as 23h59 de amanhã.

Conforme as orientações do Imecc, os interessados deverão realizar as inscrições virtualmente, por meio do site da OMU. De acordo com o regulamento, será aceita a participação de estudantes dos ensino fundamental (8º e 9º anos) e do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Para realizar a inscrição, é necessário criar uma equipe. Segundo o regulamento, cada equipe deverá ter três estudantes e um professor de matemática responsável. A equipe pode ser formada por estudantes de séries diferentes desde que estejam no mesmo nível e que pertençam à mesma escola.

O valor da taxa varia de acordo com o tipo de escola. Conforme indicado no regulamento, o valor da taxa de inscrição para as equipes de escolas públicas é de R$ 50. Já as equipes de escolas particulares deverão pagar uma taxa de R$ 150.

39ª edição

De acordo com o cronograma, a aplicação da primeira fase da OMU está prevista para acontecer no período de 18 a 24 de abril. Já as provas da segunda fase estão marcadas para o período de 23 a 29 de maio. Essas duas etapas serão realizadas de forma virtual. A aplicação da terceira fase está marcada para o dia 2 de setembro. Essa etapa será presencial e acontecerá na Unicamp.

Na última etapa, a Unicamp permite que os estudantes do nível médio façam uma prova individual, optativa. Os estudantes que obtiverem bom desempenho poderão pleitear vagas em cursos de graduação da Unicamp sem precisar passar pelo vestibular tradicional.

Principais datas da 39ª OMU

  • 1ª fase: de 18 a 24 de abril;

  • Resultado da 1ª fase: 16 de maio;

  • 2ª fase: de 23 a 29 de maio;

  • Resultado da 2ª fase: 20 de junho;

  • Aplicação da 3ª fase:  2 de setembro;

  • Resultado final: 29 de setembro.

Acesse o site da OMU para mais informações. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEM divulga prazo para pedidos de isenção do Vestibular de Inverno 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.