UFRGS divulga termo de adesão ao SiSU 2022/1

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reserva 30% da oferta anual de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). De acordo com o termo de adesão da universidade ao primeiro processo seletivo do SiSU 2022, a oferta será de 1.691 vagas. As oportunidades são para 92 cursos de graduação.

O termo especifica ainda que 823 vagas serão para a seleção em ampla concorrência. Outras 868 oportunidades estão reservadas para as modalidades de ações afirmativas. 

Desse modo, haverá vagas exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, contando com reservas por critérios étnico-raciais, de renda e para pessoa com deficiência (PcD).

Notas mínimas 

A seleção do SiSU 2022/1 será feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Portanto, só poderão concorrer às vagas aqueles que fizeram essa edição do exame. 

Segundo especifica o termo de adesão, a UFRGS definiu a exigência mínima de 500 pontos na redação e 450 pontos nas demais provas para concorrer às vagas ofertadas em seus cursos. O peso das provas variam de acordo com o curso. 

Além disso, para participar do SiSU, o candidato não pode ter zerado nenhuma das provas e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”. As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. De acordo com o Inep, os resultados do exame estão previstos para o dia 11 de fevereiro.

O MEC (Ministério da Educação) deve publicar em breve o edital de abertura do SiSU do primeiro semestre. O período de inscrição, que depende da publicação do resultado do Enem 2021, deve ser aberto na segunda quinzena de fevereiro de 2022, após o dia 11.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Enem 2021: primeiro dia de reaplicação registra abstenção de 67%; veja detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.