Turismo e economia: desburocratização nos processos de investimentos

O Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com outros órgãos, tem adotado políticas voltadas a desburocratização dos investimentos no setor. Saiba mais!

O Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com outros órgãos, tem adotado políticas voltadas à digitalização e à criação de destinos inteligentes, em especial por meio do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), estabelecido pelo governo federal em junho de 2019, desburocratizando os investimentos no setor.

MTur: digitalização e criação de destinos inteligentes

Além da parceria com o Wakalua Innovation Hub para fomentar startups no setor de turismo. Somaram 101 startups de turismo em 2019, destaca o próprio Ministério do Turismo (Mtur) através de divulgação oficial.

Lei da Liberdade Econômica

A Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019) busca desburocratizar processos. O fim dos alvarás para estabelecimento de baixo risco, a digitalização de documentos, a inovação e fortalecimento dos instrumentos contratuais são alguns dos benefícios presentes na norma.

Turismo e economia: desburocratização nos processos de investimentos

O balcão único é outra medida de facilitação de abertura de empresas, consistindo num one-stop-shop digital concebido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia em parceria com a Secretaria Nacional da Receita Federal, destaca o Ministério do Turismo (Mtur).

Com isso, busca-se diminuir o número de procedimentos e dias necessários para se abrir uma empresa no país, reunindo as demandas de três esferas governamentais num portal virtual.

Ministério do Turismo (Mtur): portal de investimentos

Saiba como utilizar o portal de investimentos, de acordo com informações do Ministério do Turismo (Mtur).

Cadastro (passo a passo)
  • Entre na página investimento.turismo.gov.br e selecione a opção “Acesse” no canto superior direito da tela;
  • Na página de acesso, selecione a opção de cadastro;
  • Selecione o perfil que se encaixa em sua necessidade e, em seguida, o botão Iniciar Cadastro;
  • Preencha os dados cadastrais.
  • Insira ao menos um documento de identificação e não se esqueça de selecionar o botão “+” ao adicionar seu telefone. Ao final, clique na opção “Salvar”, destaca o Ministério do Turismo (Mtur).
  • Leia e aceite os Termos de Uso.

Você receberá uma confirmação do cadastro em seu e-mail, com a seguinte mensagem, de acordo com o Ministério do Turismo (Mtur):

“Prezado(a),

Seu cadastro foi realizado com sucesso!

Caso tenha se inscrito como empreendedor, pedimos à gentileza que acesse o Portal de Investimentos do Ministério do Turismo e cadastre o seu projeto para que seja disponibilizado na nossa plataforma, objetivando a atração e captação de investimentos nacionais e internacionais para o seu empreendimento.

Importante realçar, que caso isso não aconteça, o seu perfil será desativado automaticamente no prazo de 45 dias.

Qualquer dúvida, estamos à disposição. 

Sua senha é: {Senha gerada pelo sistema}

Ministério do Turismo

Coordenação-Geral de Atração de Investimentos”.

Assim que seu cadastro for aprovado, basta voltar para a seção de Acesso e utilizar a senha recebida em seu e-mail para começar a utilizar o Portal, reforça o Ministério do Turismo (Mtur).

Inserção de projetos

Após realizar login na plataforma, selecione a opção “Projetos” no canto superior esquerdo, informa o Ministério do Turismo (Mtur).

  • Selecione a opção “Cadastrar”
  • A partir desta página, todos os campos são de preenchimento obrigatório;
  • Insira a imagem do seu projeto, lembre-se que ela é sua capa e deve ter boa resolução, o ideal é 1920 x 300 pixels;
  • Caso queira disponibilizar o projeto em inglês e/ou espanhol, selecione as caixinhas. Nesse caso, você deverá incluir uma imagem, um título e uma descrição para cada idioma, explica o Ministério do Turismo (Mtur).
  • Insira a descrição do projeto com riqueza de detalhes;
  • Informe a cidade e o estado do projeto, junto aos dados de latitude e longitude do local ;
  • Insira os dados da sua empresa e o cronograma do projeto;
  •  Acrescente os detalhes e segmentos do projeto.

Informe detalhes sobre o projeto

Informe os detalhes de equipamentos do projeto e insira os anexos, tais como o Plano de Trabalho, Projeto Executivo, Master Plan, entre outros. Nesse caso, os campos aparecerão conforme as opções selecionadas, explica o Ministério do Turismo (Mtur).

Aceite a declaração e selecione a opção de Salvar e Enviar. Caso não tenha preenchido todos os campos e queira deixar para mais tarde, basta apenas salvar. Ao salvar um rascunho, o projeto fica disponível apenas ao empreendedor, para continuar a edição mais tarde, informa o Ministério do Turismo (Mtur).

Selecionando a opção Salvar e Enviar, o projeto é encaminhado para curadoria e publicação posterior. Nessa área você também pode visualizar como o projeto ficará depois de publicado, destaca o Ministério do Turismo (Mtur) através divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.