Gestão de Projetos – Considerações

A Gestão de Projetos e as necessidades da empresa

Os projetos devem ser direcionado de forma assertiva, segura eficiente. Por isso, a gestão de projetos é uma necessidade para as empresas, independentemente do seu porte, nicho ou segmento.

A gestão de projetos torna os fluxos mais assertivos, bem como, reúne práticas e metodologias que planejam, executam e monitoram um projeto. Além disso, é uma forma de viabilizar os orçamentos para que a empresa não invista em projetos que corram o risco de se tornarem contraproducentes ou obsoletos.

Projeções e considerações desde o escopo

Dessa forma, a gestão de projeto deve ser considerada como um fator muito importante no nível gerencial das empresas. Por isso, o gerenciamento de um projeto começa no seu escopo, haja vista que é importante a comunicação quanto às estratégias para que o projeto seja desenhado de forma estruturada.

Além disso, a gestão de projeto controla o andamento do projeto e ajuda a compreender as projeções quanto aos benefícios dessa implementação. Sendo assim, a gestão de um projeto analisa os custos, por isso, é importante considerar o impacto de uma implementação nos outros setores.

Diferença entre projetos e processos

Um projeto possui um caráter temporário, haja vista que ele é finalizado, sendo essa sua principal diferença quando pensamos em processos. Já que o processo é algo contínuo numa empresa, que obedece um padrão e apresenta resultados.

Por isso, a gestão de projetos pode impactar positivamente nos processos, já que através de uma implementação é possível eliminar etapas de processos, como ocorre em alguns casos nos quais o projeto é um sistema ERP, por exemplo. Sendo assim, o gerenciamento de projetos deve ser feito de forma holística, considerando as necessidades da empresa e seu orçamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.