TRISTE NOTÍCIA HOJE (29/04) para os brasileiros que pagam a conta de energia

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou que autorizou o reajuste nas tarifas de energia elétrica de quatro estados do Brasil. Na matéria que acaba de sair hoje, você poderá ver que essa decisão fará com que os brasileiros sofram com um aumento de até 8,6% na sua conta de luz.

Ao todo, 30 milhões de brasileiros dos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe, perceberão o aumento. O maior deles será aplicado pela Neoenergia Coelba, líder no fornecimento de energia para o Norte e Nordeste. Dessa forma, as 6,3 milhões de unidades consumidoras que a distribuidora atende, terão um reajuste de +8,66%.

LEIA TAMBÉM: De fazer chorar, o que aconteceu no BOLSA FAMÍLIA deixou a todos em pânico

Em contrapartida, os consumidores de alta tensão do estado do Ceará terão desconto na conta de luz, de -3,77%. A Enel do Nordeste é a terceira maior distribuidora de energia elétrica da região e atende quase 4 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios do Ceará.

O último aumento autorizado pela Aneel ocorreu em março, de 12,67%, para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. A agência discute, ainda, aumentar as tarifas de outras distribuidoras em São Paulo, Minas Gerais e algumas áreas do Rio Grande do Sul, podendo chegar a 12,52%.

Como economizar na energia elétrica?

Diante dos constantes aumentos na conta de luz, o que os consumidores mais têm buscado são novas formas de economizar. Por isso, nós selecionamos os principais vilões que podem aumentar de forma significativa o consumo de energia elétrica.

Confira a lista completa a seguir e veja como economizar.

1 – Carregador de celular

Muitas pessoas têm o costume de manter o carregador conectado na tomada mesmo quando já retirou o celular. Essa atitude pode parecer simples, mas faz muita diferença no final do mês.

Isso porque mesmo não estando carregando o aparelho, ele continua a consumir energia elétrica e pode fazer diferença na conta final. Além disso, essa atitude é um risco para a família, pois pode ocasionar choque elétrico.

2 – Freezer

O freezer é um dos grandes vilões da conta de luz, pois consome muita energia elétrica e precisa estar sempre conectado à tomada para conservar os alimentos.

Por isso, a recomendação para economizar energia é manter o aparelho na potência mais baixa, a fim de diminuir o consumo.

3 – Lâmpadas

Muitos já sabem, mas vale a pena reforçar que as lâmpadas de filamento gastam muita energia elétrica e podem pesar na conta de energia elétrica.

A recomendação é sempre utilizar as lâmpadas de LED, que são mais econômicas e possuem maior durabilidade.

Além disso, vale lembrar da importância de sempre desligar a luz quando sair do ambiente, pois pode fazer diferença na sua conta.

4 – Chuveiro elétrico

Mais um grande vilão da conta de luz é o chuveiro elétrico, pois consome muita energia quando utilizado. Por isso, vale a pena diminuir o tempo com o chuveiro ligado ao tomar banho.

5 – TV aumenta a energia elétrica

Ela pode parecer inofensiva, mas a televisão pode ser o aparelho que esteja encarecendo a sua energia elétrica. Isso porque muitas pessoas costumam ligar a TV e mantê-la ligada mesmo quando não está mais assistindo.

Além disso, quando a TV está desligada, mas ainda conectada na tomada, continua gastando energia. Isso acontece para manter os leds funcionando. Por isso, sempre retire a TV da tomada quando não for mais utilizá-la.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.