Quais são as três habilidades intrapessoais?

Descubra, neste artigo, quais são as três habilidades intrapessoais e saiba por que elas são tão importantes para nós.

Entende-se “intrapessoal” como o conhecimento de nós mesmos. É o relacionamento que temos com a nossa própria pessoa e personalidade. É aquele contato íntimo que temos conosco, dentro de nós.

Por meio das habilidades intrapessoais podemos ter uma saúde mental mais equilibrada e um relacionamento interno mais saudável. Também é através desse autoconhecimento que somos capazes de interagir com as outras pessoas de forma mais efetiva e satisfatória.

Assim sendo, agora vamos lhe apontar quais são as três habilidades intrapessoais. Acompanhe!

Quais são as três habilidades intrapessoais?

As três habilidades intrapessoais estão enlaçadas umas nas outras. Elas não existem de maneira isolada. Mas sim, caminham lado a lado na dinâmica da vida. Por isso, considere as informações abaixo como um caminho que deve ser percorrido em linhas que se transpõem.

Afinal, o controle emocional associa-se à automotivação; a autoconsciência das emoções também relaciona-se com a autorregulação das mesmas, e assim por diante.

Que tal começar a explorar essas habilidades em sua vida? Então veja os pontos abaixo:

1- Autoconsciência

A autoconsciência pode ser encarada como um bom ponto de partida. É por meio dela que aprendemos a reconhecer e escutar as emoções presentes em nossas vidas.

Sabemos reconhecer quando estamos tristes, felizes, indiferentes, cansados, revoltados, etc. Além disso, compreendemos os gatilhos por trás de cada uma dessas emoções.

Toda essa consciência faz com que tenhamos uma relação mais saudável com o que sentimos. Reduz, assim, aquelas atitudes baseadas na impulsividade, pois saberemos compreender quando uma emoção está destoando da racionalidade.

2- Automotivação

A automotivação é uma das três habilidades intrapessoais que impacta em nosso cotidiano de forma profunda. Por meio dela somos capazes de manter o nosso foco nos estudos, no trabalho e nos mais diversos objetivos.

Quando não conseguimos nos automotivar e buscamos apenas motivações externas, corremos o risco de nos vermos profundamente desanimados diante das obrigações cotidianas.

Quem é que nunca se sentiu sem vontade de concluir algo por não enxergar uma motivação que vem de dentro? Pois é! Por isso que desenvolver essa habilidade é tão importante. Saiba reconhecer os seus motivos para seguir adiante em uma tarefa – tenha um propósito.

3- Autorregulação/controle emocional

Além de saber escutar as emoções, uma das três habilidades intrapessoais também relaciona-se com saber regular o que se sente. Não que você terá o poder de simplesmente parar uma emoção – não é isso! Mas, você será capaz de agir de uma forma menos impulsiva, pensando com mais clareza sobre o que está sentindo.

Além disso, saberá qual é a importância de afastar-se do gatilho emocional para não tomar uma decisão errônea. E assim, constrói caminhos mais saudáveis e com menos arrependimentos.

Escute mais a si mesmo

Comece a escutar mais a si mesmo. Pare de negligenciar o que você sente, sonha, pensa… Assim você conseguirá desenvolver as três habilidades intrapessoais com muito mais facilidade. Saber ouvir a si mesmo é fundamental para o mantimento da saúde mental. Não deixe você de lado! Priorize-se. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.