Transporte GRATUITO em dia de eleição pode ser votado ainda nesta semana; confira

Plenário tem pautas importantes para discutir

A proposta de garantir transporte gratuito em dias de eleições está agendada para ser discutida durante a sessão do Plenário do Senado na quarta-feira (16) às 14h. A PEC 38/2022 foi apresentada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) e conta com o apoio de outros senadores. A relatoria da proposta está a cargo do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

A PEC busca adicionar um parágrafo ao artigo 14 da Constituição. Esse parágrafo estipula que um dos direitos políticos dos cidadãos brasileiros, nos dias de eleições de primeiro ou segundo turno, é a “gratuidade do transporte público coletivo de passageiros, urbano, semiurbano, intermunicipal e interestadual, rodoviário e aquaviário”.

O senador Rogério Carvalho justifica a proposta argumentando que muitos eleitores de baixa renda enfrentam dificuldades devido à distância. Assim, várias pessoas não conseguem se deslocar dos seus locais de moradia e de votação. Ele menciona o crescimento territorial das grandes cidades e suas regiões metropolitanas nas últimas décadas como uma das razões para esse problema.

Transporte gratuito impediria abuso de poder

O senador Jorge Kajuru, relator da PEC, avalia que a medida contribuiria para garantir a normalidade e a legitimidade dos pleitos eleitorais. Ele acredita que a obrigação de oferecer transporte gratuito no dia das eleições impediria o abuso do poder econômico por parte de candidatos que fornecem transporte particular com o objetivo de conquistar votos.

A discussão e a votação da PEC 38/2022 no Plenário do Senado serão momentos cruciais. Dessa forma, se determinará se essa proposta será implementada como parte das práticas eleitorais no Brasil.

Transporte GRATUITO em dia de eleição pode ser votado ainda nesta semana; confira
Plenário tem pautas importantes para discutir – Imagem: Adobe Stock

Calamidades serão discutidas

Também está prevista a votação do projeto que visa assegurar a reserva de recursos no Orçamento da União para situações de calamidades públicas (PLP 257/2019). Depois de passar por uma nova avaliação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o texto foi modificado e não mais especifica um percentual fixo da reserva de contingência para esse propósito.

O projeto foi apresentado ao Plenário em março, mas foi retirado da pauta a pedido da liderança do governo. Originalmente, ele propunha que 25% da reserva de contingência do Orçamento fossem designados para atender a situações de calamidade. A reserva de contingência, conforme prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, é destinada a cobrir riscos fiscais não antecipados.

A autora do projeto, senadora Leila Barros (PDT-DF), introduziu uma emenda de Plenário para remover a referência ao percentual de 25%. Atualmente, o texto apenas estipula que a reserva de contingência pode ser usada para calamidades, delegando os detalhes a uma regulamentação futura. As emendas foram aprovadas pela CAE no começo de agosto. Se o projeto for aprovado, ele seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

Vítimas de violência

Outra proposta que será votada é o projeto de lei que propõe o pagamento de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. O PL 4.875/2020 tem a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) como relatora.

O projeto busca alterar a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) com o intuito de oferecer proteção e apoio às vítimas em situação de vulnerabilidade social e econômica. O valor do auxílio aluguel será determinado pelo juiz, considerando a situação enfrentada pela vítima. Ademais, não poderá ser concedido por um período superior a seis meses. Os recursos para o pagamento do auxílio serão provenientes do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

De acordo com Margareth Buzetti, no estado de Mato Grosso existe o programa “Ser Mulher”, que busca diminuir as desigualdades sociais e promover a cidadania e inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica. Nesse programa, o estado ajuda as vítimas de violência doméstica que estão sob medidas protetivas ao transferir mensalmente R$ 600 para custear despesas com moradia, como a relatora explica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.