ÔNIBUS DE GRAÇA para ESTE grupo de pessoas está APROVADO pela Câmara

Mulheres terão o benefício enquanto precisarem de acompanhamento

As mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social agora têm a oportunidade de solicitar ônibus de graça em Belo Horizonte (BH) para receber atendimento. Essa medida foi implementada como uma iniciativa da Câmara Municipal, que a incluiu como uma das condições para aprovar um subsídio de aproximadamente R$ 500 milhões.

Tal subsídio será concedido pela Prefeitura às empresas que operam o serviço de ônibus na capital. O Decreto 18.412/2023, que regulamenta a concessão desse benefício, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no último sábado (12).

A iniciativa visa a facilitar o acesso das mulheres aos serviços de apoio e atendimento necessários. A solicitação do auxílio com o ônibus de graça pode ser feita por meio de um formulário disponível no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Ademais, também pode ser solicitado junto à Central de Relacionamento BH Resolve.

A medida representa um passo importante para garantir o acesso e o apoio a mulheres que estão passando por situações difíceis e que necessitam de assistência. Além disso, mostra como a parceria entre órgãos governamentais e as empresas de transporte pode contribuir para o bem-estar e a segurança das pessoas em situações vulneráveis.

Mulheres em Belo Horizonte têm rede de proteção e ônibus de graça

O Auxílio Transporte Mulher será fornecido para possibilitar viagens no transporte público coletivo, abrangendo tanto a ida quanto a volta da beneficiária. Essas viagens serão entre a residência da mulher e as instituições que fazem parte da rede de serviços de atendimento na cidade de Belo Horizonte.

O período durante o qual o benefício será oferecido é enquanto a mulher estiver em acompanhamento e buscando o suporte necessário para superar a situação de violência. Além disso, é importante ressaltar que esse auxílio precisa ser renovado, no mínimo, a cada seis meses. Assim, será garantida a continuidade do apoio ao público feminino ao longo do tempo.

A iniciativa demonstra um compromisso em fornecer um meio de transporte acessível para as mulheres em situação de violência. Com isso, elas serão ajudadas a acessar os recursos disponíveis para superar as adversidades que estão enfrentando. Ademais, contribui para um ambiente mais seguro e para o fortalecimento das redes de apoio a essas mulheres em BH.

ÔNIBUS DE GRAÇA para ESTE grupo de pessoas está APROVADO pela Câmara
Mulheres terão o benefício enquanto precisarem de acompanhamento – Imagem: Portal CMBH

Quem tem acesso ao ônibus de graça?

De acordo com a regulamentação estabelecida, o Auxílio Transporte Mulher estará disponível para aquelas que preenchem determinados critérios em Belo Horizonte. Para serem elegíveis ao benefício, as mulheres devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Serem residentes em Belo Horizonte;
  • Estarem em situação de violência doméstica e familiar;
  • Apresentarem vulnerabilidade econômica ou social;
  • Estarem recebendo assistência por parte do Poder Público.

Além deste grupo, também têm direito ao benefício:

  • Mulheres que possuam medida protetiva vigente;
  • Mulheres com Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) emitido a partir de 5 de julho de 2023.

A identificação da situação de violência e vulnerabilidade será realizada pelos serviços de atendimento do Município. A intenção é garantir que o auxílio seja direcionado às mulheres que realmente necessitam dele.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac) ficará responsável por manter o cadastro das beneficiárias atualizado. A Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) será encarregada de emitir e recarregar o Cartão BHBus. É ele que será utilizado para o acesso ao transporte público coletivo.

Fonte dos recursos e demais gratuidades

O valor pago como benefício será compensado utilizando o saldo de créditos que a Prefeitura adquiriu antecipadamente no ano de 2020. Esse saldo de créditos faz parte de um Termo de Conciliação firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Quando esse saldo de créditos for utilizado, o custeio será feito de acordo com a previsão orçamentária do exercício correspondente.

Além de garantir o passe-livre para mulheres em situação de violência, a Câmara Municipal também assegurou outros benefícios. Isso inclui gratuidade:

  • Para famílias em situação de vulnerabilidade extrema;
  • Para pacientes do SUS-BH em tratamento de saúde;
  • Nas linhas de ônibus que circulam em vilas e favelas;
  • Para estudantes do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos da capital.

Esses benefícios não estavam originalmente previstos no projeto proposto pela Prefeitura e foram incluídos pela Câmara Municipal através de emendas apresentadas pelos vereadores.

A nova legislação também impõe condições às empresas de ônibus para que recebam o subsídio financeiro estabelecido pela Lei 11.538/2023. Viagens realizadas fora do horário em veículos que não atendam às exigências de funcionamento do ar-condicionado, manutenção, limpeza adequada ou outras exigências técnicas não serão consideradas para fins de recebimento de recursos públicos por parte das empresas de transporte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.