Transnordestina trará empregos para inscritos no Cadastro Único

A construção da ferrovia irá priorizar inscritos no Cadastro Único para as vagas de emprego.

Aqueles que estão no Cadastro Único terão novas oportunidades! É o que indica o líder do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Durante a última semana, ele comentou sobre a nova ferrovia Transnordestina, sendo um dos membros da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita às obras.

Esta será uma das principais obras do governo, com uma extensão de 1.206 km. Isto é, passando por 53 municípios, começando na cidade de Eliseu Martins (PI) até o porto de Pecém (CE).

Veja também: Bolsa Família ALERTA sobre tentativas de golpes

Assim, a estimativa da gestão é de direcionar cerca de R$ 14,9 bilhões à obra, valor esta proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O que é a Transnordestina?

As obras da Transnordestina começaram no ano de 2006, durante o fim do primeiro governo de Lula. Contudo, a construção acabou parando em 2016. Na época, o projeto inicial também passou por modificações, após acordos com o Tribunal de Conta da União (TCU).

“A Transnordestina é importante porque a Brasil se transformou num país rodoviário. E um país para ser mais produtivo não pode abandonar as ferrovias, tem que ter rodovia de qualidade e hidrovia. Tem que ter um sistema intermodal de transporte para utilizar todo o potencial para transportar gente, transportar carga e também baratear as coisas para o nosso povo”, destacou Lula durante o encontro.

Ademais, o presidente também pontuou que o compromisso da empresa é poder terminar as obras até o final de 2026, ou até o primeiro trimestre de 2027.

“Se depender do governo, a gente vai terminar, porque o governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que falte recursos”, completou.

Também participaram da visita:

  • Ministro dos Transportes, Renan Filho;
  • Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
  • Ministro da Educação, Camilo Santana;
  • Ministro da Casa Civil, Rui Costa;
  • Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva;
  • Diretor presidente da Transnordestina (TLSA), Tufi Daher Filho.

Com esse novo investimento, cidadãos com Cadastro Único poderão ter oportunidades de emprego, conforme indica Wellington Dias.

Ministro falou sobre a criação de empregos

No decorrer da visita, o ministro Wellington Dias destacou sobre a importância da contratação e qualificação de cidadãos que fazem parte do Cadastro Único e também do Bolsa Família, para atuarem na obra.

“Em cada canteiro de obra funciona o Qualifica PAC, com formação de profissionais para as vagas abertas. A parceria entre o MDS, Ministério do Trabalho e Ministério da Integração, e também com os governos estaduais, abre oportunidades também para o público do Cadastro Único e Bolsa Família”, relatou Dias.

Desse modo, a expectativa é de que o projeto seja capaz de gerar até 5 mil empregos diretamente. Além de criar um impacto positivo de aproximadamente R$ 7 bilhões do PIB da região.

“Geramos empregos e estimulamos ou pequenos empreendimentos, como no fornecimento de refeições, assim fazemos crescer a renda do trabalho na região”, pontuou o líder do MDS.

A ferrovia liga a região conhecida como MATOPIBA, ou seja, que faz parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Veja também: Bolsa Família de abril começa no dia 17

“É uma das regiões que mais cresce economicamente no Brasil, com destaque para a produção de grãos, além de importantes jazidas minerais – na divisa do Piauí com Pernambuco e Bahia -, e também a fruticultura”, detalhou o ministro.

Cadastro Único teve prioridade em milhares de empregos

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mercado de trabalho vem contando com a oferta de mais vagas de emprego para as pessoas de baixa renda. Isto é, incluindo aquelas que fazem parte de programa sociais, como é o caso do Bolsa Família.

As informações do órgão mostram que cerca de 69% das vagas formais de trabalho criadas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024 foram ocupadas para pessoas que se encontravam no Cadastro Único (CadÚnico).

Durante o período, foram criadas 474.614 novas vagas de trabalho, representando um aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse número, 69% foram para cidadãos do CadÚnico, ou seja, uma elevação de 3% em relação ao ano de 2023.

As informações foram obtidas através do cruzamento de dados feito pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“No saldo do Caged, cerca de 70% dos contratados é do público do Cadastro Único e de beneficiários do Bolsa Família. O resultado mostra que a estratégia de qualificação, uma parceria entre o setor público e o setor privado, está no rumo certo! O povo quer trabalhar, crescer e melhorar a sua vida e de sua família”, pontuou o ministro Wellington Dias sobre a importância da capacitação do grupo.

Além disso, Dias também destacou que o Governo Federal vem se empenhando para conseguir elevar o número de oportunidades de trabalho para a população brasileira.

“Estamos trabalhando para ampliar as oportunidades de emprego e renda para toda a população, com foco na qualificação profissional, na geração de renda e na inclusão social”, completou o mesmo.

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único (CadÚnico), se trata do principal bando de dados sociais do Governo Federal, sendo a porta de entrada para diversos benefícios sociais.

A ferramenta mostra a gestão quem são as famílias e como estes grupos vivem, ou seja, mostrando o que elas necessitam para terem uma melhor condição de vida.

Todas as unidades familiares com uma renda mensal de até meio salário mínimo per capita, ou seja, por pessoa, podem e devem estar na plataforma.

O processo de cadastro ocorre de maneira totalmente gratuita em um dos postos de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua localidade.

De acordo com o Governo Federal, para a realização da inscrição, o responsável pelo grupo familiar deverá se dirigir a um dos postos de atendimento levando documentos de todos os membros que fazem parte da sua residência. Isto é, como o CPF de todas as pessoas e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

Veja também: 8 milhões de brasileiros têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

É importante pontuar que, a inscrição na plataforma não irá garantir o acesso imediato aos benefícios do governo. Contudo, o CadÚnico funciona como a porta de entrada para os seguintes programas:

  • Bolsa Família;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Carteira de Pessoa Idosa.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.