Como ter uma agenda equilibrada?

Para ter uma agenda equilibrada é preciso avaliar as suas tarefas, suas habilidades e até mesmo o quanto você tem aceitado demandas acima do necessário e do ideal. Assim, torna-se viável desenvolver uma lista diária de atividades que seja mais condizente com a sua realidade.

Pensando nisso, desenvolvemos este breve guia com considerações que poderão servir como inspiração para que você comece a organizar a sua agenda. Confira e comece, agora mesmo, a mudar a sua rotina para melhor!

Como ter uma agenda equilibrada?

Existem alguns fatores que podem ser considerados na hora de ter uma agenda equilibrada. Alguns deles nós listamos abaixo. Porém, cabe a você avaliar quais tipos de atividades podem ser levadas em conta e o que pode ser alterado na sua agenda. O ideal é que você mesmo avalie o que faz sentido, para que a sua rotina seja a mais equilibrada e satisfatória possível. Vamos adiante:

1. Conheça a si mesmo e entenda o que você faz bem e rápido

O primeiro passo pode ser o seu autoconhecimento. Você realmente sabe o que você sabe fazer bem? Conhece as suas habilidades? Ter esse conhecimento pode lhe ajudar a aceitar as tarefas certas, além de lhe permitir entender qual a quantidade ideal de cada demanda. Afinal, às vezes você até sabe executar a tarefa X, mas ela toma muito tempo do seu dia. Entender isso pode evitar que você aceite essa demanda em excesso, prejudicando a sua agenda.

2. Tenha as suas prioridades bem estabelecidas

Você saberia dizer quais são as prioridades hoje? Ou é daquele tipo de pessoa que passa a maior parte do tempo apagando incêndios? Pense um pouco sobre isso.

Ter prioridades bem estabelecidas é um dos principais passos para ter uma agenda equilibrada. Se você sabe o que deve ser feito e quando deve ser feito, poderá anotar isso na sua agenda de uma forma mais organizada. Além disso, não cairá no erro de acumular tarefas sem se dar conta que uma prioridade poderá estar “matando” o tempo da outra.

3. Separe blocos de tempo para pausas e imprevistos

Tenha blocos de tempo para pausas e descansos, pois elas são essenciais para não saturar a sua mente e prejudicar o seu foco e concentração. Além disso, lembre-se de não abarrotar a sua agenda a ponto de nem conseguir manejar um imprevisto.

Os contratempos aparecem, prevê-los e permitir que a agenda seja flexível para lidar com eles é fundamental.

4. Não aceite todas as demandas, caso não consiga absorvê-las

Você precisa ser sincero consigo mesmo se quer ter uma agenda equilibrada. Isto é, não caia no erro de aceitar demandas que não poderão ser absorvidas. Aceite apenas o que será possível cumprir! Caso contrário você cairá no erro de ter sobrecarga de tarefas, não conseguindo criar uma agenda saudável.

5. Delegue o que você tem dificuldade

Delegue aquelas atividades que estão sugando o seu tempo e trazendo um resultado abaixo da média. Você pode delegar para quem tem mais habilidades, visando organizar o seu dia a dia da melhor forma possível. Assim, você começará a dar bons passos para ter uma agenda equilibrada. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.