Como organizar uma agenda pessoal e profissional?

Conseguir organizar uma agenda pessoal e profissional é algo desafiador para muitas pessoas. Há quem acredite que jamais conseguirá conciliar tudo, por simplesmente não conseguir apontar quais são os melhores momentos para cada tarefa.

Contudo, algumas dicas simples poderão lhe ajudar nessa organização. E com o intuito de passar essas dicas para você, fizemos este guia de hoje. Acompanhe para saber mais.

Como organizar uma agenda pessoal e profissional?

Para organizar uma agenda pessoal e profissional é preciso tomar a decisão de se comprometer com a sua palavra. Ou seja, nada de ser aquela pessoa que diz “talvez” para um compromisso, sabendo que quer dizer “não”.

Mas sim, saiba quando você pode e quando não pode ou não deve aceitar um compromisso. Isso já lhe ajudará a manter a sua organização.

Mas além disso, considere os outros apontamentos abaixo:

1- Saiba o tempo disponível para a sua vida pessoal e profissional

Ter consciência de quanto tempo você investe na sua vida profissional e pessoal é o ponto de partida para se organizar. Afinal, se você não sabe o tempo que leva para cada demanda, como poderá criar uma agenda regular e interessante?

Por isso, conte todos os “gastos” de tempo que você tem para cada situação do seu cotidiano. Analise o tempo que você investe para ir ao trabalho, para se arrumar, almoçar, etc. Também considere os momentos mais simples do cotidiano, como por exemplo, os cuidados com a casa, o passeio com o cachorro, entre outras atividades.

2- Analise as suas obrigações diárias/semanais

Dentro de todas essas atividades e tempos investidos, considere analisar o que pode ser considerado uma “obrigação”. Por exemplo, arrumar a casa é uma obrigação semanal, enquanto dirigir até o trabalho é uma obrigação diária.

Inicialmente você deverá anotar essas obrigações na sua agenda, mesmo que elas pareçam superficiais demais. Acontece que elas serão o ponto de partida para você criar o hábito de organizar uma agenda pessoal e profissional.

3- Distribua as tarefas em dias e anote na sua agenda

Distribua na agenda, depois, todas as suas tarefas listadas no passo um. Assim você vai dividindo os seus dias da semana de acordo com as suas atividades. Por exemplo, se você colocar a faxina da casa para todas as quintas, saberá que nesse dia sempre terá um compromisso pessoal, certo? E assim não aceitará outras demandas que atrapalhem esse dia.

4- Aprenda a marcar compromissos de forma responsável

Saiba dizer  “não” quando um compromisso atrapalhar a sua agenda. Da mesma forma, aceite aqueles que forem importantes em situações específicas. Assim você começará a organizar uma agenda pessoal e profissional cada vez mais.

5- Sempre anote os compromissos assim que os marcar

Quando marcar um compromisso ou lembrar que precisa resolver algo importante, já anote na sua agenda. Novamente reiteramos que pode ser o menor compromisso de todos – se é compromisso, deve ser cumprido. Organize-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.