Riscos de uma agenda rígida

Você já parou para pensar nos riscos de uma agenda rígida? Já analisou o que esse tipo de organização pode desencadear?

Ter esse conhecimento é muito importante para que você comece a organizar a sua agenda de uma maneira mais saudável e equilibrada. Afinal, não somos super heróis que podem arcar com mil e uma atividades, de um modo robotizado, concorda? Precisamos de tempo para descanso, respiro e, até mesmo, para lidar com possíveis contratempos.

Caso contrário, a sobrecarga e outros efeitos negativos poderão aparecer. Por isso, neste conteúdo nós apontamos os riscos de adotar uma agenda muito rígida e extremamente cheia. Confira e reflita conosco.

Quais os riscos de uma agenda rígida?

Os riscos de uma agenda rígida são diversos. Inclusive, pode ser que você viva consequências que nem listamos abaixo. Também é possível que você ainda não tenha percebido alguns dos malefícios de ter uma agenda abarrotada de tarefas, mas acredite, com o tempo isso pode se tornar arriscado.

Por isso, sempre procure manter a sua autoavaliação e o seu autoconhecimento. Pois apenas dessa forma é que se torna viável construir uma agenda que esteja de acordo com o que você realmente precisa.

Vamos às considerações? Continue lendo:

1. Sobrecarga de tarefas

Quando estamos diante de uma agenda muito rígida, há grandes chances de haver uma infinidade de tarefas para serem cumpridas. Essa infinidade, muitas vezes, provoca a sobrecarga no trabalho. O indivíduo percebe que tem tanta coisa para fazer, que simplesmente não pode parar nenhum segundo. Aos poucos, esse tipo de rotina pode prejudicar a saúde física e mental da pessoa, levando-a a crises de exaustão e burnout, por exemplo.

2. Crise de ansiedade

Quando você percebe que a sua agenda está abarrotada de tarefas, como você se sente? É bem possível que você já tenha vivido alguma crise de ansiedade por conta desse tipo de situação, não é mesmo? A gente entende…

Afinal, um dos riscos de uma agenda rígida é justamente causar esse tipo de crise. Você analisa a quantidade de tarefas, percebe que não tem nenhum tipo de tempo livre, em nenhum momento, e pode começar a ficar ansioso para concluir a lista imensa de atividades. Cuidado.

3. Crise de estresse

Da mesma forma que a ansiedade pode ser um dos riscos de uma agenda rígida, o estresse também é. A ansiedade pode aparecer quando você percebe que muitas coisas ainda vão acontecer, mas o estresse pode aparecer quando você estiver executando algo. Afinal, parece que a rotina nunca termina, e aquela atividade difícil vai se estendendo por horas. Quando você se dá conta, está cansado, irritado, estressado e talvez nem tenha conseguido terminar as demandas do dia.

4. Dificuldade para lidar com contratempo

Lidar com um contratempo é muito difícil quando se tem uma agenda muito rígida. Isso porque não existe nenhum espacinho que seja capaz de suprir algum imprevisto. E se não há nada que possa ser movido de lugar, como você irá lidar com algo inesperado? Pois é. Esse é mais um dos riscos de uma agenda rígida que você deve levar em conta. Cuide da sua agenda com carinho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.