Telessaúde Brasil: tecnologia na saúde pública

A tecnologia é destaque no lançamento do Telessaúde Brasil, de acordo com informações oficiais do Ministério das Comunicações. Saiba mais!

A tecnologia é destaque no lançamento do Telessaúde Brasil, de acordo com informações oficiais do Ministério das Comunicações. Saiba mais!

Telessaúde Brasil: tecnologia na saúde pública

Iniciativas do MCom, como o 5G, Wi-Fi Brasil e Norte Conectado, vão apoiar a ampliação do atendimento remoto por meio do SUS na atenção primária em todo o Brasil, destaca o Ministério das Comunicações.

O Governo Federal lançou no dia 02 de junho de 2022 a iniciativa Telessaúde Brasil, que regulamenta o serviço de atendimento à distância – uma prática que já vem sendo realizada em várias localidades do país. 

Ampliação do acesso à saúde

De acordo com o Ministério das Comunicações, o objetivo é ampliar o acesso à saúde – principalmente em áreas indígenas, rurais e remotas. Uma das principais preocupações do Ministério das Comunicações (MCom) é assegurar a conectividade para os brasileiros. Por isso, a pasta promove várias iniciativas que ampliam o acesso à internet, como o Leilão do 5G, que está levando a quinta geração de dados móveis para as principais capitais do Brasil.

Ampliação do 5G

De acordo com as informações do Ministério das Comunicações, além do 5G, o programa Wi-Fi Brasil já vem conectando os brasileiros; são quase 17 mil antenas instaladas em 3.102 municípios brasileiros.

Desse total, 701 antenas estão em unidades de saúde. Além disso, o MCom tem conversado com o Ministério da Saúde para ampliar a conexão a outras unidades de saúde – todas de difícil acesso. 

Outra iniciativa é o Norte Conectado, que prevê a instalação de oito infovias somando 12 mil km de cabo de fibra óptica para levar internet a 10 milhões de brasileiros no Norte do país, destaca o Ministério das Comunicações.

No total, o Brasil conta com 48 mil Unidades Básicas de Saúde e mais de 53 mil equipes de saúde da família, sendo este o principal nicho para o uso da Telessaúde, destaca o Ministério das Comunicações.

Telessaúde Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o Telessaúde Brasil amplia o acesso à saúde para todos os brasileiros; permitindo atendimento remoto: pré-clínico, suporte assistencial, consultas, monitoramento, diagnósticos no Brasil. O objetivo do Telessaúde Brasil é conectar e levar a saúde para mais lugares.

Com o Telessaúde Brasil, você tem acesso a atendimento médico remoto, com registros em prontuário clínico e emissão de atestados e receitas em eletrônico. Além disso, a Saúde Digital permite diversos benefícios, de acordo com a informação oficial.

Assim sendo, com o Telessaúde Brasil, é possível aumentar o acesso a serviços de saúde de qualidade e ter a orientação remota de especialistas, destaca a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.