Tecnologia 5G: ciclo de adaptações sociais e tecnológicas 

A tecnologia 5G representa um ciclo de adaptações sociais e tecnológicas. Confira pontos relevantes sobre essa vertente!

A tecnologia 5G chegou no Brasil neste ano, porém,  já era uma realidade em alguns países como Japão, Alemanha, China e Estados Unidos. No entanto, muitas pessoas ainda questionam do que se trata exatamente essa tecnologia.

Tecnologia 5G: ciclo de adaptações sociais e tecnológicas 

 A letra “G” utilizada neste modelo tecnológico (3G, 4G, 5G) é oriundo da palavra geração. Dessa forma, se refere aos fatores tecnológicos adicionados em cada opção. 

Por exemplo, com a tecnologia 3G você consegue mandar mensagem usando o seu celular smartphone; já a 4G permite que você assista serviços de streaming. Porém, a tecnologia 5G oferece uma internet com maior velocidade no seu Smartphone. Ou seja, é um ciclo de melhorias contínuas.

Controles diversos

Além disso, essa tecnologia permite que você controle aparelhos como relógios, drones etc. Claro, caso haja alguma compatibilidade entre o seu aparelho Smartphone e os aparelhos que requerem tais controles.

Estamos na era das ideias e essa é a era da internet das coisas. Sendo assim, de forma sucinta, a tecnologia 5G funciona como ondas de rádio, porém, quando pensamos na quinta geração, essa velocidade é exponencialmente maior.

As antenas da rede 5G são adaptadas através da tecnologia 4G. Ou seja, foi criada uma nova infraestrutura paralela de conexões na qual coexistem os sistemas.

Velocidade de conexão

 Sendo assim, a tecnologia 5G representa uma maior velocidade de conexão e uma adaptabilidade inerente à era digital. Visto que o celular Smartphone na atualidade é utilizado para entretenimento pessoal e para assuntos relacionados ao trabalho. Ou seja, dificilmente alguém não está utilizando o seu celular. Por exemplo, as videoconferências ocorrem de uma maneira melhor dentro da tecnologia 5G; assim como os jogos online.

Operadoras e fabricantes estão em processo de adaptação

Muitas operadoras ainda estão em processo de adaptação à tecnologia 5G, pois como citamos anteriormente, se trata de uma tecnologia relativamente nova no Brasil.

Portanto, a tecnologia 5G é bastante vantajosa, já que permite que mais dispositivos fiquem conectados e possui uma velocidade maior de internet, considerando a banda larga.

No entanto, é válido ressaltar que nem todo o aparelho smartphone disponível no Brasil é compatível com a tecnologia 5G. Sendo assim, muitos fabricantes já se adaptaram e estão produzindo aparelhos adequados. Além disso, não é necessário comprar um celular com urgência. Já que as tecnologias inferiores, como a 3G e a 4G, estão em pleno funcionamento no país.

A adaptabilidade às necessidades atuais 

Certamente a tecnologia 5G representa uma adaptabilidade tecnológica à sociedade atual e seus controles diversos através da tecnologia smart. Ou seria a sociedade que se adaptou à tecnologia? Talvez não saberemos, já que a tecnologia se tornou parte da rotina social. Porém, o ciclo é contínuo e novas necessidades trazem novas tecnologias na era digital

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.