Tédio no trabalho: Como transformá-lo em produtividade?

tédio no trabalho pode afetar muitos trabalhadores, em diversas fases de suas vidas. Saber quais são as potenciais causas e buscar algumas soluções é um bom caminho para minimizar os impactos no bem-estar e na saúde mental.

Pensando nesse cenário, criamos este conteúdo com detalhes interessantes sobre o tema. Continue acompanhando. 😉

Causas do tédio no trabalho

São diversas as causas do tédio no trabalho. Algumas pessoas podem ter as suas causas diferentes do de outras. Afinal, trata-se de algo muito subjetivo.

No entanto, listamos alguns dos potenciais motivos pelos quais uma pessoa pode se sentir entediada no ambiente de trabalho. Confira:

1. Poucas responsabilidades e exigências

Quando trabalhamos com algo relativamente “fácil”, tendemos a executar a tarefa de uma maneira mais rápida, certo? Só que isso pode gerar um desgaste mental, uma vez que a pessoa pode sentir que aquela tarefa não a desafia em nada, e não a ajuda a aprender nenhuma coisa nova.

2. Tarefas monótonas ou repetitivas

A atividade repetitiva também pode ser a causadora do tédio no trabalho. Isso porque o indivíduo pode entrar no modo que chamamos de “piloto automático“, que é quando ele executa a tarefa automaticamente, sem colocar muita energia nela.

Isso pode desencadear uma sensação de improdutividade, e até mesmo o foco pode sofrer impactos ruins.

3. Desinteresse pela tarefa a ser executada

A falta de interesse pela atividade proposta também é uma das maiores vilãs do bem-estar no trabalho. Quem não tem conexão emocional com o que faz, pode sentir que está sendo “forçado”, o que torna o serviço tedioso e, até mesmo, irritante.

4. Superqualificação para o trabalho que está sendo realizado

Quando o indivíduo possui uma qualificação acima do que é esperada para o seu cargo, pode se sentir muito deslocado. Consequentemente, o tédio no trabalho aparece.

5. Falta de reconhecimento e estímulos

Se a equipe não é reconhecida e não recebe nenhum tipo de estímulo motivador, como ela poderá se sentir, o tempo todo, empolgada com o que está sendo feito? E se unirmos esse fator com os demais que já foram aqui citados, pode ser ainda mais intenso o tédio no trabalho.

Como lidar com o tédio no trabalho e transformá-lo em produtividade?

Entendida algumas das causas do tédio no trabalho, vamos agora às sugestões para lidar com isso:

  • Comunique-se com os gestores: Fale sobre o fato de você estar se sentindo com poucas responsabilidades e deslocado, por exemplo. Quem sabe você consegue novas tarefas interessantes?
  • Ajude a sua equipe: Está entediado? Veja como pode ajudar a sua equipe a executar alguma tarefa específica.
  • Aposte no desenvolvimento profissional: Desenvolva-se profissionalmente. Aprenda novas habilidades, busque crescimento profissional, etc.
  • Faça um plano para as suas tarefas e veja como pode melhorá-las: Liste todas as suas tarefas e veja como você pode melhorar o seu desempenho em cada uma delas. Isso manterá a sua mente focada e entretida com o trabalho, diminuindo o tédio.
  • Procure um cargo mais alinhado ao seu perfil: Se nada resolver, talvez seja mais plausível buscar um novo cargo/emprego para você.

Cuide da sua saúde mental no ambiente de trabalho e veja como lidar com o tédio de uma forma efetiva. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.