Você é o protagonista da sua carreira?

Você é o protagonista da sua carreira? Ou simplesmente deixa a vida profissional acontecer de maneira aleatória, impulsionando você rumo a qualquer lugar?

Pensar sobre isso é fundamental. Caso contrário, estaremos à mercê do que a empresa tem para nos oferecer. E não é bem assim que deveria ser, concorda?

Nós, profissionais, é que temos que oferecer algo. Nossas habilidades e conhecimentos para, depois, sermos reconhecidos por isso. E não apenas esperar que tudo caia do céu e nos faça felizes no trabalho.

Infelizmente, ou felizmente, não é assim que funciona. Devemos agir em prol de nós mesmos, e a autoanálise pode sempre nos ajudar nesse sentido.

Por isso, convidamos você para refletir com a gente sobre esse assunto. Preparado? 🙂

Você é o protagonista da sua carreira?

Responder a essa pergunta, antes de qualquer coisa, é importantíssimo. Pare e pense, de fato, quando foi a última vez em que você se sentiu protagonista da sua carreira? Quando foi que você percebeu que os rumos das coisas estavam seguindo exatamente o que você desejava para si?

Bem, essa reflexão pode ser, em muitos casos, bem dolorosa. Mas, ao mesmo tempo, ela é imprescindível para que possamos abrir os olhos quando estivermos mergulhados em uma zona de conforto.

Pensar sobre isso é dar margem para um futuro mais completo, feliz e realizador. Portanto, não permita que a procrastinação atrapalhe essa sua autorreflexão, pois ela pode ser bem valiosa para você!

Quando foi a última vez que você planejou o seu futuro profissional?

Além de responder à pergunta “Você é o protagonista da sua carreira?”, foque em pensar também sobre os seus planos profissionais.

Quando foi a última vez que você planejou a sua carreira, e assim, fez um plano de ação? Quando foi que você realmente se sentou e pensou nos passos fundamentais para chegar aonde você quer chegar?

Será que isso faz muito tempo? Foi recentemente? Ou você tem deixado a sua história profissional ser escrita por outras mãos e outras mentes?

Não permita que a sua vida fique sendo guiada por outros que querem guiar o que você faz. Saiba o que você realmente quer fazer profissionalmente e batalhe por isso. A força interna só irá existir se você a regar com pensamentos positivos sobre si mesmo, e planos que sejam bem escritos.

Nada acontece da noite para o dia. Mas, o plano deve sempre estar em nossa mente. Caso contrário, estaremos caminhando por uma estrada sem começo, meio ou fim.

Pense sobre a sua história profissional

Além de analisar os seus planos profissionais, é fundamental que você também se recorde de toda a sua história até aqui.

Pense sobre cada conquista, cada escolha e cada decisão tomada. Saiba analisar até que ponto você é o protagonista da sua carreira nessas histórias, e até que ponto as suas ações foram respaldadas nos desejos alheios.

Tudo isso lhe dará margem para pensar melhor nos seus sonhos e no seu futuro. Vale a pena fazer o teste!

Boa sorte na sua autodescoberta profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.