Tarifa amarela da conta de luz já está valendo; veja se você pode

A população de baixa renda pode contar com uma diminuição no valor na conta de luz. O motivo? A  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que este grupo sairá da atual cobrança extra chamada de bandeira vermelha e ficará na amarela. A notícia pode ser um alívio para muitas famílias.

Infelizmente a mudança só é possível para as pessoas de baixa renda e que estejam inscritas na Tarifa Social de Energia, o restante das famílias não deve contar com alterações no preço cobrado pela energia, que tem pesado no bolso do brasileiro.

Diante dos altos valores, uma alternativa dada por algumas distribuidoras é pagar a fatura com o cartão de crédito, para isso é preciso que você verifique as condições na administradora da sua cidade.

A alta da energia acontece num contexto de crise hídrica, onde especialistas afirmam que o governo demorou para agir e tomar atitudes para reverter os baixos níveis dos reservatórios – o que limita a produção por meio das usinas hidrelétricas.

Mesmo assim, as taxas extras na conta de luz não são novidades, mas chama atenção o fato da criação de uma nova bandeira a “Escassez Hídrica”.

Entenda a cobrança da conta de luz

Há quatro tipos de bandeiras que podem ser aplicadas: verde, amarela, vermelha e a nova bandeira escassez hídrica. Se a conta de luz na pandemia está mais cara deve-se também a qual bandeira poderá ser aplicada. 

Esta criação na bandeira “Escassez Hídrica”, por exemplo, te como um dos motivos p uso de derivados do petróleo na termelétricas para gerar energia, como o óleo diesel. O acionamento das termelétricas acontece num momento que os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis baixos.

As bandeiras que serão aplicadas variam de mês em mês e são informadas antes para que os consumidores tentem economizar. Entenda abaixo quando cada bandeira poderá alterar o preço da conta de luz na pandemia.

  • A verde é quando o preço da conta de luz na pandemia não terá nenhuma cobrança extra (condições favoráveis de geração de energia);
  • A amarela significa que  haverá cobrança ( condições menos favoráveis de geração de energia);
  • Bandeira vermelha patamar 1 = condições custosas de geração de energia;
  • Bandeira vermelha patamar 2 = condições ainda mais custosas de geração de energia;
  • Bandeira escassez hídrica = condições ainda mais caras, maior taxa já cobrada até agora.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.