Auxílio emergencial e 8ª parcela

Muitas pessoas tem expectativa que o auxílio emergencial conte com uma 8ª parcela, o que não foi confirmado. O governo federal não tem como prioridade renovar o auxílio emergencial 2021 até dezembro, a previsão é que de fato o benefício deixe de ser pago ainda neste mês.

Na realidade, todas as liberações de valores já aconteceram, o que ainda deve seguir é a liberação de saques até o dia 19 de novembro. Além disso, uma medida também estabeleceu o fim do Bolsa Família. Ou seja, as famílias de baixa renda devem esperar que os benefícios não sejam mais pagos.

Neste cenário, o governo trabalha com duas propostas, o Auxílio Brasil e um auxílio transitório. O primeiro deve ser pago para pessoas em pobreza e em extrema pobreza e pode chegar até R$ 400 em alguns casos. Já o segundo deve ser pago para as pessoas que hoje recebem o auxílio emergencial, mas não teriam direito ao Auxílio Brasil.

O fim do Bolsa Família acontece após 18 anos desde a criação do governo Lula e se a o Auxílio Brasil não for pago estas famílias poderão ser duramente prejudicadas. Uma opção para financiar os dois novos benefícios sociais é a PEC dos Precatórios.  O texto deve passar por votação em segundo turno na terça-feira, 9 de novembro, mas sua aprovação é incerta.

Paulo Guedes, ministro da Economia, chegou a dizer que pediria “licença” para furar o teto de gastos o que não foi bem recebido pelo mercado. A bolsa caiu e o dólar aumentou em reação a fala do parlamentar.

 

Calendário da 7ª parcela do auxílio emergencial

Os pagamentos foram iniciados numa quarta-feira, 20 de outubro, e seguiram até 31 de outubro. Já as liberações de saques acontecem entre os dias 1º de novembro e 19 de novembro.

Novos pagamentos do benefício foram descartados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, apenas NESTA situação deve haver um novo calendário do auxílio emergencial 2021.

Mês de nascimentoData de pagamentoLiberação para saque
Janeiro20 de outubro1º de novembro
Fevereiro21 de outubro3 de novembro
Março22 de outubro4 de novembro
Abril23 de outubro5 de novembro
Maio23 de outubro9 de novembro
Junho26 de outubro10 de novembro
Julho27 de outubro11 de novembro
Agosto28 de outubro12 de novembro
Setembro29 de outubro16 de novembro
Outubro30 de outubro17 de novembro
Novembro30 de outubro18 de novembro
Dezembro31 de outubro19 de novembro
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.