SWOT/FOFA na Gestão Holística Empreendedora

Análise SWOT – FOFA na gestão do seu negócio 

É importante para uma empresa entrar no mundo dos negócios de forma direcionada e estratégica. Por isso, é fundamental que faça análises de fatores internos e externos. Sendo assim, uma ferramenta muito eficiente para tal análise é a análise SWOT ou matriz FOFA. 

Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças

A análise SWOT significa: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Sendo assim, como FOFA, significa forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. 

Tal análise é a base para o direcionamento de um plano de negócios. Sendo assim, veja como funciona essa análise.

Força

A força é tudo o que representa as vantagens do seu negócio. Sendo assim, pode ser o seu diferencial competitivo. 

Oportunidades

São oriundas da sua força, mas as oportunidades podem surgir por diversos fatores. São oportunidades: novos produtos, sistemas, formas de atender, vender e fidelizar o cliente. Por isso, essa análise pode gerar valor de mercado para a marca e reforçar outros pontos positivos. 

Fraquezas

Importante identificar as fraquezas do negócio para elaborar estratégias de melhorias. Sendo assim, as fraquezas podem ser diversos fatores inerentes ao mercado e as características do seu negócio.

Ameaças

As ameaças são oriundas de diversos fatores, sendo assim, alterações no mercado, novos entrantes no seu nicho de atuação ou crises financeiras são ameaças que devem ser trabalhadas. 

É muito importante no empreendedorismo que tais análises sejam feitas. Dessa forma o plano de negócios se torna direcionado e viabilizado. 

Além disso, essas análises da matriz SWOT permitem que o empresário acompanhe o mercado dentro do seu segmento. 

Muitas análises e acompanhamentos são pertinentes ao empreendedorismo

São muitos pontos inerentes ao empreendedorismo no mercado atual. Tal como: gestão de estoque, logística, atendimento, fidelização do cliente, bem como, a gestão da imagem da marca. 

Marketing Digital é primordial no mercado atual 

Dadas todas essas necessidades, além da análise SWOT – FOFA, o empreendedor deve investir em ações de marketing digital. Uma vez que através do marketing digital é possível gerar valor para a marca, construir e solidificar um relacionamento com o público.

Análises periódicas e acompanhamentos estratégicos que vão além do plano de negócios inicial 

Sendo assim, a análise SWOT não apenas ampara a entrada do negócio no mercado, como é uma fonte de informações para que o empreendedor se direcione assertivamente. 

Portanto,as análise sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças deve ser feita periodicamente pela empresa, e não apenas para que o empreendedor elabore o seu plano de negócios inicial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.