Surpresa total, é inacreditável o que os aposentados podem ganhar no INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por realizar os pagamentos de diversos benefícios da previdência social para os brasileiros. Estes cidadãos são contemplados com aposentadorias, auxílios, pensões e seguros. Por essa razão, o órgão é de suma importância para o desenvolvimento do país.

Todavia, os segurados do INSS podem obter o valor máximo de suas aposentadorias através de alguns processos, em busca de receber mensalmente um benefício de maior valor. Estima-se que cerca de 37 milhões de cidadãos brasileiros recebam os benefícios do instituto todos os meses.

No entanto, a grande maioria dos beneficiários do INSS não sabem que é possível ganhar um benefício maior, aumentando as parcelas a que têm direito, exponencialmente. Aliás, vale ressaltar que é preciso que o cidadão entre com um processo no instituto e observe as condições exigidas pelo órgão.

Para fazer o cálculo da aposentadoria, o INSS leva em consideração as contribuições mensais do segurado durante toda a sua vida profissional. Dessa maneira, o órgão define o valor do benefício a ser pago mensalmente. Sendo assim, é estabelecido o valor de sua aposentadoria, por exemplo.

Concessão do benefício

O INSS ao fazer o cálculo relacionado aos benefícios de seus aposentados, leva em consideração uma média de 36 a 48 últimas contribuições do trabalhador. Por essa razão, se estabelece o valor do benefício mensal do segurado em questão. Em alguns casos, como em atividades de risco, é dado o adicional de insalubridade.

Analogamente, para que o INSS pague o benefício a essa classe de trabalhadores, ele leva em consideração a porcentagem de 80% do valor de seu salário. Vale ressaltar que o tempo para o profissional neste caso, se aposentar, é reduzido, ou seja, 25 anos de atividade insalubre, de risco.

Existe também uma outra possibilidade que permite ao trabalhador ganhar um pouco mais em sua aposentadoria. É o caso do profissional que possui dois empregos. Eles podem contribuir com somas maiores, relativas a seus dois salários. Ao contribuir com valores mais altos, sua aposentadoria do INSS aumenta.

Ademais, um outro caso que merece ser falado é quando o trabalhador atua na informalidade. O profissional pode provar sua atividade utilizando quaisquer provas ou registros. É possível utilizar como prova, por exemplo, seus extratos bancários, imagens, conversas em aplicativos, entre outros. 

Como obter uma aposentadoria com o teto máximo do INSS

As questões tratadas acima tem relação com o aumento do benefício a que o aposentado, pensionista, segurado do INSS tem direito. São possibilidades em aberto que garantem um valor maior a receber mensalmente pelo instituto. Entretanto, é possível entrar com um processo para garantir o teto máximo.

Em síntese, o teto máximo atualmente do INSS é de R$7,5 mil por mês. Deve-se observar que para garantir este valor, o trabalhador deve entrar em um processo que muitas vezes é burocrático, demorado. O instituto leva em consideração a média de contribuição do profissional ao longo de sua carreira.

Em suma, a melhor maneira de se conseguir uma aposentadoria com um valor mais alto é contribuir com um valor maior mensalmente ao INSS. Aliás, os microempreendedores individuais (MEIs) possuem uma maior facilidade nesta questão, podendo aumentar consideravelmente sua aposentadoria.

Isso se deve ao fato de que estes profissionais podem contribuir com quantias mais altas, já que a sua renda pode variar bastante, abrindo o caminho para um maior investimento em sua aposentadoria e em seu futuro profissional. Dessa maneira, o cálculo do INSS levará em consideração esta questão.

Conclusão

Em conclusão, o teto do INSS é o valor máximo a ser pago pelo órgão de benefício previdenciário aos trabalhadores que contribuíram durante toda a sua vida profissional ao instituto. O Governo Federal faz um reajuste deste valor todos os anos. Em 2023 ele está estipulado em R$7.507,49.

O cálculo do teto do INSS é feito através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ou seja, a inflação do ano anterior. Dessa maneira, ele aumenta todos os anos. Para calcular a aposentadoria, o instituto soma os salários de contribuição e faz uma média, até chegar ao valor do benefício a que ele tem direito. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.